Google vai deletar contas inativas em dezembro; veja como evitar perda
Perfis que não fazem login há dois anos serão excluídos
O Google vai excluir no próximo mês contas que nunca foram usadas ou que não realizam login há dois anos. Além do perfil em si, todos os conteúdos vão ser deletados. A decisão foi anunciada pela empresa em maio deste ano.
Ao ter uma conta Google desativada, o endereço de e-mail fica indisponível, além de o usuário perder todos os arquivos dos apps do WorkSpace, como Drive e Gmail, e as imagens do Google Fotos. A única exceção são as contas do Youtube que foram logadas com o perfil do Google — essas não vão ser removidas.
O motivo para essa exclusão generalizada seria para evitar golpes e ataques cibernéticos, já que atacar contas que estão há muito tempo sem uso é mais fácil porque o usuário não vai perceber se houver alguma atividade suspeita no perfil.
Abaixo, veja dicas de como evitar que sua conta seja excluída em dezembro.
Conecte-se ao perfil
Como o Google vai excluir contas que estão inativas há muito tempo, você pode evitar isso de uma maneira: basta acessar a conta e utilizar algumas de suas funções.
Nesse caso, basta ir no site accounts.google.com e, no espaço de login e senha, preencher com a sua conta que pode estar perto de ser excluída.
Depois, é só clicar no ícone de nove pontos que aparece no canto superior direito da tela e selecionar o Gmail para acessar os e-mails. Na caixa de entrada, é importante conferir se não há mensagens informando sobre a inatividade da conta. Se não houver avisos, já é possível ficar mais tranquilo.
Acesse alguns serviços da conta
Caso tiver recebido um aviso por e-mail alertando sobre o desligamento da conta, volte no ícone dos nove pontinhos e selecione algum dos aplicativos disponíveis.
No Gmail, por exemplo, escreva ou apague e-mails. No Drive, crie, mova ou exclua documentos e pastas. No Meet, faça chamadas de vídeo. Tudo isso é interpretado como conta ativa para o Google e evita que o cadastro seja excluído.
Faça backup de seus documentos
Se mesmo acessando sua conta e a "reativando" estiver se sentindo inseguro sobre a possibilidade de o conteúdo ser perdido, há opções para recuperar seus arquivos.
No Google Fotos, é possível colocar todas as imagens em um pendrive ou em uma única pasta compartilhada com outra conta, como Outlook (da Microsoft). A mesma coisa pode ser feita com documentos no Drive, em que é possível colocar outros usuários como administradores de um arquivo.
Com e-mails, a opção mais segura é encaminhar suas mensagens mais importantes para um endereço ativo, de modo que não sejam perdidas.
*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani