Governo colombiano irá investigar terceirizada do TikTok por trabalho traumático
Más condições de trabalho e exposição a conteúdo traumático de moderadores foi revelada em reportagem da TIME em outubro
O Ministério do Trabalho da Colômbia abriu uma investigação sobre a empresa Teleperformance, uma terceirizada do TikTok, por condições de trabalho traumáticas e baixos salários além de suposta tentativa de atrapalhar a formação de sindicatos, segundo reportagem da TIME.
CONTEXTO. As condições de trabalho da Teleperformance, que pagava cerca de US$10
por dia para moderadores de conteúdo do TikTok, foram reveladas em reportagem da TIME e do site inglês Bureau de Investigative Journalism em 22.out.2022.
- Segundo a TIME, a Teleperformance emprega
42 mil
pessoas na Colômbia, sendo uma das maiores empregadoras do país. Uma parte pequena desse montante atua na moderação do TikTok. Essa função, no entanto, os expõe diariamente a vídeos de violência, abuso infantil e abuso sexual.
A abertura da investigação foi anunciada pelo vice-ministro do Trabalho da Colômbia, Edwin Palma Egea, no Twitter. No anúncio, ele diz que a empresa foi notificada e convida trabalhadores a apresentarem provas.
De oficio hemos decidido iniciar una investigación contra @Teleperformance. Les hemos notificado a la empresa e invitamos a todos/as los trabajadores/as y a las organizaciones sindicales del país a que nos alleguen las pruebas sobre presuntas violaciones a las normas laborales. pic.twitter.com/WPTRskH2uV
— Edwin Palma Egea (@PalmaEdwin) November 8, 2022