Governo convoca X para esclarecer uso de dados de usuários
Rede deve explicar as mudanças no termo de uso que foram realizadas e anunciadas pela plataforma
A plataforma X, de Elon Musk, foi convocada pela ANPD para explicar as mudanças no termo de uso. Conteúdo compartilhado passará a ser utilizado para treinar a IA 'Grok'.
A plataforma X, do bilionário Elon Musk, foi convocada pela Autoridade Nacional de Dados (ANPD) para explicar as mudanças no termo de uso que foram realizadas e anunciadas pela plataforma. A partir de 15 de novembro, todo o conteúdo compartilhado na rede social passará a ser utilizado para o treinamento da Inteligência Artificial (IA) generativa denominada "Grok", desenvolvida pela própria companhia.
A Autoridade ainda afirmou que tem pressa em receber esses esclarecimentos em razão da proximidade do prazo para a alteração dos termos de uso, a maneira como esses esclarecimentos serão fornecidos ainda não foi estabelecida.
A ANPD também não especificou qual é o tempo que a rede X possui para responder à convocação.
No entanto, segundo a agência, a falta de respostas pode ser interpretada como obstrução à fiscalização, o que é considerado uma "infração grave".
Esta não é a primeira vez que a ANPD adota ações relacionadas ao uso de dados em redes sociais para a formação de inteligência artificial. Em julho, a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, foi convocada para explicar seus procedimentos.
Na ocasião, a companhia precisou interromper o uso de informações de usuários brasileiros devido a mudanças na sua política de privacidade, que agora oferece a possibilidade de os usuários rejeitarem o acesso aos seus dados para tal finalidade.