Grupo que tentou envenenar Lula usou "app mais seguro do mundo" para trocar mensagens
Entenda como funciona o aplicativo Signal, que não armazena informações
Nesta terça-feira (19), quatro militares das Forças Especiais e um agente federal foram detidos pela Polícia Federal, suspeitos de participar de um plano para fraudar as eleições de 2022. O plano incluía o assassinato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Os cinco presos na operação Contragolpe eram usuários do aplicativo de mensagens Signal e são suspeitos de, por meio da plataforma, planejarem a morte das autoridades.
O aplicativo utilizado pelos suspeitos ganhou ampla divulgação por figuras como Elon Musk, proprietário da Tesla e do X, além de políticos de direita e aliados de Donald Trump, que acusam o Facebook, dono do WhatsApp desde 2014, de praticar censura.
O aplicativo é considerado o mais seguro do mundo para mensagens, segundo Edward Snowden, ex-analista da CIA conhecido por revelar programas de vigilância dos Estados Unidos. Em 2019, procuradores brasileiros e deputados também recorreram ao app após o vazamento de conversas de integrantes da Operação Lava Jato.
Por que é considerado seguro?
A plataforma Signal não armazena informações, o que o torna uma escolha popular não apenas entre os investigados, mas também entre milhões de usuários que buscam preservar sua privacidade.
No caso do WhatsApp, por exemplo, as informações dos usuários são compartilhadas com o Facebook, seguindo a política de intercâmbio de dados entre as plataformas. Quem não concorda com esse termo é orientado a desativar a conta.
Como funciona o aplicativo Signal
O aplicativo é de código aberto. Em outras palavras, possibilita a realização de auditorias externas e independentes no sistema de segurança. Além disso, é totalmente seguro e sem custos, mesmo que a operação seja custeada por contribuições.
"A privacidade sempre com você. Para que você seja livre em todas as mensagens" é a mensagem que aparece após abrir o app pela primeira vez.
Na primeira linha dos seus termos de serviço, ele diz ser "projetado para nunca coletar ou armazenar informações confidenciais" e garante que "suas mensagens não podem ser acessadas".
O aplicativo permite que os usuários enviem fotos e vídeos, compartilhem links e mensagens de voz, além de criar grupos. Também é possível compartilhar a localização com um amigo.
Todas as mensagens são protegidas por criptografia de ponta a ponta, e a plataforma oferece diversos recursos de privacidade, como notificações de captura de tela, bloqueio por PIN, fotos de visualização única e mensagens autodestrutivas.