Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Grupos de extrema-direita no Telegram perdem força após eleições

Os pesquisadores Letícia Cesarino, Leonardo Nascimento e Paulo Fonseca monitoram mais de 500 grupos e canais do app e analisaram tendência

12 dez 2022 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários
Sites como Terra Brasil Notícias, Aliados Brasil Oficial, Pleno News e Jornal da Cidade Online registraram queda
Sites como Terra Brasil Notícias, Aliados Brasil Oficial, Pleno News e Jornal da Cidade Online registraram queda
Foto: Christian Wiediger / Unsplash

O fluxo de conteúdo em canais de extrema-direita no Telegram caiu drasticamente depois que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas eleições do dia 30 de outubro. Quem identificou a queda foram Letícia Cesarino, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Leonardo Nascimento e Paulo Fonseca, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Os pesquisadores estudam os ambientes de desinformação no Telegram, monitorando mais de 500 grupos e canais na rede. Segundo o portal O Globo, não foi apenas o número de mensagens e arquivos trocados que decaiu, mas também publicações de sites como Terra Brasil Notícias (não somos nós), Aliados Brasil Oficial, Pleno News e Jornal da Cidade Online.

Os portais citados acima são os mais populares nos chats de apoio a Bolsonaro e registraram uma grande queda. O portal Terra Brasil Notícias, que estava num pico de 4 mil compartilhamentos por dia nas eleições, teve apenas 796 compartilhamentos diários no início de dezembro. 

Esse mesmo portal teve, ao todo, 17,8 mil compartilhamentos em julho, 14,9 mil em agosto, 15,3 mil em setembro e 18,2 mil em outubro, onde alcançou seu auge. Em novembro, foram 8,8 mil, o que representou uma queda de 51,6%. 

O canal Aliados Brasil Oficial também viu seus compartilhamentos caírem de 6,9 mil em outubro para 2,9 mil em novembro, uma queda de 57,8%. E o Pleno News foi de 5 mil em outubro para 3,1 mil no mês seguinte, registrando a porcentagem decrescente de 38%. Quanto ao Jornal da Cidade Online, a maior porcentagem de queda: 63,4%; 17,5 mil para 6,4 mil.

Sobre os conteúdos do Terra Brasil Notícias, os pesquisadores identificaram 30.516 links únicos da plataforma, e notaram que o site faz apagões em massa dos conteúdos publicados
Sobre os conteúdos do Terra Brasil Notícias, os pesquisadores identificaram 30.516 links únicos da plataforma, e notaram que o site faz apagões em massa dos conteúdos publicados
Foto: Dima Solomin / Unsplash

Depois que o Jornal da Cidade Online foi desmonetizado pelo YouTube e outras plataformas a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (STF), em agosto de 2021, o Terra Brasil Notícias ocupou o espaço.

O Jornal da Cidade Online já teve quatro vídeos derrubados pelo YouTube por divulgar conteúdo enganoso sobre fraude eleitoral, de acordo com levantamento da empresa de monitoralemnto digital Novelo Data. Assim, sem poder lucrar com os vídeos, a frequência de compartilhamentos diários do veículo despencou no Telegram. Antes chegavam a 2.000; hoje dificilmente passam de 1.000 – e na última segunda-feira, foram apenas 183.

Apagão de conteúdo de fake news

Sobre os conteúdos do Terra Brasil Notícias, os pesquisadores identificaram 30.516 links únicos da plataforma, e notaram que o site faz apagões em massa dos conteúdos publicados. Cerca de 50% desses links (15.202) foram apagados depois da publicação. 

Nascimento declarou a O Globo: “Se metade do conteúdo desaparece, é claramente um site devotado para a desinformação. O conteúdo é postado, causa a desinformação e depois eles vão deletando. São altamente danosos”.

Foi o Terra Brasil Notícias que divulgou a notícia falsa de que o criminoso Marcola teria declarado voto em Lula, na véspera do primeiro turno das eleições, no dia 1º de outubro. O primeiro link, de acordo com os pesquisadores, foi divulgado às 19h10 do dia 1º e a partir daí, a desinformação passou a circular nos grupos bsolsonaristas.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade