Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Há empresas que operam sem patrões nem cargos: seus funcionários são mais produtivos e ganham mais dinheiro

O excesso de hierarquia nas empresas pode reduzir a competitividade na tomada de decisões. A Meta está obcecada em reduzi-la. Uma empresa de Sevilha eliminou os chefes. Agora, os funcionários tomam as decisões e todos são mais produtivos e felizes.

24 fev 2025 - 13h23
(atualizado em 26/2/2025 às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Reduzir a hierarquia da Meta se tornou uma obsessão para Mark Zuckerberg, que proclamou 2023 como "o ano da eficiência" e 2024 como o da consolidação dessa estrutura com menos cargos intermediários. Esse modelo tem se popularizado, chegando, em alguns casos, ao extremo: os títulos foram eliminados e até mesmo os chefes deixaram de existir.

Meta foi uma das empresas que aumentou consideravelmente seu quadro de funcionários durante a pandemia. Na verdade, declarações de alguns desses recém-contratados revelaram que muitos foram admitidos apenas para impedir que a concorrência os contratasse.

O resultado foi uma equipe hiper-hierarquizada, onde qualquer decisão precisava passar por filtros demais até chegar a quem realmente deveria tomá-la. Em resumo: ineficiência.

Mark Zuckerberg pegou a tesoura e iniciou uma onda de demissões entre os cargos intermediários para reduzir o número de camadas entre o problema e quem deve tomar a decisão. O conceito foi posteriormente adotado por outras grandes empresas de tecnologia, como Amazon e Google, que buscam acelerar a tomada de decisões diante de um cenário de competitividade máxima impulsionado pelo avanço da IA.

Organização horizontal: sem títulos nem chefes

Na busca por essa simplificação hierárquica, algumas empresas optaram por eliminar os títulos dos cargos, democratizando a tomada de decisões e organizando a empresa por departamentos (horizontal), em vez de camadas (vertical).

Há alguns dias, Victoria Weller, do time de ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Eles precisavam apenas de um festival de rock para marcar o fim da União Soviética

Abu Dhabi usará seus petrodólares para tornar possível o impensável: uma rede elétrica movida a energia solar 24 horas por dia, 7 dias por semana

Nessas terras existe o maior acúmulo de Ferraris sem dono do mundo, o problema é que ninguém sabe onde elas estão

Toyota em apuros: sua marca de caminhões recebe multa multimilionária por fornecer dados falsos e fraudulentos em testes de emissões de CO2

"Eu não tinha ideia do que estava fazendo": Steven Spielberg admite que não gosta deste filme com Robin Williams

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade