Hackers chineses fizeram uma visitinha de natal aos Estados Unidos: acessaram os computadores do Departamento do Tesouro
A China hackeou os Estados Unidos nos últimos dias de 2024. De acordo com a declaração dos EUA, relatada pelo The New York Times, uma das agências de inteligência da China conseguiu obter acesso aos computadores do Departamento do Tesouro.
Com essa violação de segurança, a China teve acesso às estações de trabalho dos funcionários da instituição, juntamente com documentos confidenciais. De acordo com o NYT, esta é a mais recente de uma série de "operações de vigilância vergonhosas contra grandes instituições americanas".
A declaração do governo do ex-presidente Biden diante do ocorrido foi limitada e não deixa claro como a violação do Departamento do Tesouro aconteceu. Também não se sabe exatamente o que os hackers na China estavam procurando. No entanto, autoridades seniores disseram ao NYT que a intervenção parecia ser uma operação de espionagem. Não há indícios de esforços para infectar código de computador malicioso em redes de serviços públicos e sistemas de abastecimento de água, o que daria à China a capacidade de cortar o fornecimento de água para a infraestrutura americana vital.
Foi em 8 de dezembro que a BeyondTrust, uma empresa externa de serviços de software, notificou o Departamento do Tesouro sobre a violação em seu sistema. Segundo o que se sabe, um hacker obteve uma chave para penetrar nos sistemas de segurança e acessar remotamente as estações de trabalho do departamento e os arquivos que estavam armazenados lá.
A violação é considerada um "grande ...
Matérias relacionadas
A Microsoft está experimentando aumentos brutais no preço do seu Office na nuvem. E a culpa é da IA