Hackers do Bem: grande programa gratuito de cibersegurança abre inscrições
Iniciativa tem o objetivo de formar 30 mil profissionais para trabalhar na área de cibersegurança em todo o país
O Hackers do Bem é uma iniciativa gratuita executada pela RNP em parceria com o Senai-SP, com o objetivo de qualificar profissionais de TI, com previsão de término até o fim de 2025.
O Hackers do Bem, grande programa gratuito para capacitar profissionais de tecnologia da informação (TI), abriu inscrições nesta terça-feira (2).
A iniciativa é executada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Senai-SP. Tem ainda a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do PPI (Programa Prioritário em Informática) da Softex.
Houve um crescimento da demanda por segurança digital nos últimos anos. Um relatório da Cibersecurity Ventures prevê que 3,5 milhões de postos de trabalho no setor, em todo o mundo, não serão preenchidos até 2025.
“O programa tem várias etapas, e vai entregando pessoas ao mercado com vários níveis de qualificação. É uma capacitação 100% gratuita, sem custos. O que precisa é ter um tempo para se dedicar, acompanhar e fazer exercícios. Isso abre uma porta para muitas pessoas que querem ingressar na carreira”, destaca Iara Machado, diretora de inovação da RNP.
Estrutura e metodologia do programa
O Hackers do Bem está estruturado em cinco módulos de formação, desde o nível básico até a especialização e residência, abrangendo uma ampla gama de conhecimentos em cibersegurança. O programa é projetado para ser acessível e inclusivo, atendendo tanto a indivíduos que buscam uma nova carreira quanto àqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na área.
As aulas online e as atividades interativas são coordenadas pela Escola Superior de Redes (ESR), um braço de capacitação da RNP. A formação completa tem previsão de término até o fim de 2025, permitindo que os participantes obtenham certificações ao longo do caminho e tenham portas abertas para novas oportunidades no mercado de trabalho.
Comunidade em segurança digital
O programa vai além da formação individual e visa criar um hub nacional de cibersegurança. Essa rede reunirá profissionais formados, empresas e outras partes interessadas para fomentar um ambiente colaborativo no avanço da segurança digital no Brasil.
As inscrições para o programa estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site hackersdobem.org.br. O público-alvo são estudantes do ensino técnico, médio e superior que buscam uma nova carreira. O acesso aos cursos online está previsto para ser liberado em 22 de janeiro.