Hackers usam vídeo falso de Dilma para dar golpe bancário
Um vídeo falso da presidente Dilma Rousseff que circula pela internet está sendo usado como porta de entrada para um golpe digital. Segundo a empresa de segurança da informação ESET, o novo ataque tem como foco as contas bancárias de usuários brasileiros.
O golpe virtual utiliza um falso vídeo, no qual, supostamente, Dilma debocha dos recentes protestos no País. O vídeo é recebido por e-mail e, nele, as pessoas são induzidas a baixar um HTML para ver as imagens.
Ao clicar no arquivo, o usuário é direcionado para fazer um download via Dropbox, mas acaba por baixar um cavalo de troia (trojan) bancário.
O malware conhecido como “MSIL/TrojanDownlaode.Banload” tem como objetivo roubar informações bancárias (senhas, número de cartão, agência e conta) quando os usuários fazem acesso ao serviço online dos bancos.
Um indício de infecção pelo trojan é, no navegador Internet Explorer, surgiu uma mensagem de erro ao conectar-se em um site de banco. Outro é, ainda no Internet Explorer, é o usuário ser encaminhado para um site falso para ter suas informações roubadas. Mensagens de erro são exibidas uma vez que os dados de login forem inseridos.
De acordo com a ESET, mais de 4 mil cliques foram feitos no vídeo falso, sendo 98% originários de usuários brasileiros.
Caso o usuário suspeite que vítima foi deste ou de outro golpe digital, é indicado passar um antivírus e, em seguida, trocar as senhas do home banking.