O aplicativo de mensagens instantâneas WeChat, da empresa chinesa Tencent, lançou um novo serviço de publicidade na China. Agora, empresas que têm contas na plataforma podem pagar taxas para divulgar anúncios nas páginas oficiais de outras companhias com mais de 100 mil seguidores. Segundo reporta o Wall Street Journal, as taxas serão divididas entre a Tencent e as empresas que hospedarem a publicidade em suas páginas.
Os anúncios não são divulgados como mensagens instantâneas, mas aparecem na parte inferior das páginas corporativas. Os anunciantes podem especificar seu público-alvo baseados em sexo, idade, localização e áreas de interesse pessoal. Com essas informações, o sistema da Tencent decide quais páginas corporativas vão hospedar as propagandas.
Para esse modelo ser bem-sucedido, mais consumidores teriam que seguir contas de empresas e visualizar suas páginas dentro do WeChat. Atualmente, o aplicativo tem cerca de 400 milhões de usuários ativos por mês, a maioria na China.
Segundo o analista Thomas Husson, da Forrester Research, as oportunidades de marketing em aplicativos de mensagens são limitidas. “A maioria das pessoas não quer que marcas interfiram em um território tão íntimo. Elas priorizam interações com a família e amigos e não vêem benefício na conexão com as marcas”, disse.
Os aplicativos de mensagens instantâneas ainda estão tentando descobrir a melhor maneira de ganhar dinheiro de uma forma que eles não percam usuários. O Line e o Kakao, ambos sul-coreanos, coletam taxas mensais de empresas que têm uma conta oficial e apostam nos adesivos virtuais que os usuários podem enviar um ao outro. Esses dois apps, além do WeChat, têm também jogos integrados em seus serviços. Os jogos são de graça, mas as pessoas pagam por itens virtuais e funções adicionais.
Line - O app é o maior competidor do WhatsApp, e além de permitir o envio de mensagens de texto, imagens, vídeo e áudio, também possibilita fazer ligações ou videoconferências pela internet. Com 350 milhões de usuários no mundo, o Line é compatível com computadores Windows, OS X e celulares iPhone, Android, BlackBerry, Windows Phone, Nokia Asha e Firefox OS.
Foto: Reprodução
BlackBerry Messenger - Avô dos aplicativos de mensagens instantâneas, o BBM era antes acessível apenas para quem tinha um BlackBerry. No ano passado, a empresa lançou o aplicativo para Android e iPhone e já alcançou mais de 80 milhões de usuários globalmente, sendo 40 milhões apenas nos dois últimos sistemas.
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Google Hangouts - No ano passado, o Google lançou o Hangouts para unificar suas plataformas de mensagens, que antes eram separadas em serviços e protocolos diferentes. Funciona em desktops, Android e iPhone, e é integrado ao Gmail. Permite o envio de texto, imagens e mensagens em grupo e faz chamadas de vídeo.
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Kik Messenger - Envia mensagens de texto, imagens e aúdio pela conexão de dados, e possui um navegador integrado para que seus 100 milhões de usuários no mundo naveguem por conteúdos e os compartilhem diretamente com os amigos. Disponível para iPhone, Android, Windows Phone, loja Ovi da Nokia e BlackBerry.
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Skype - Conhecido pelas chamadas de voz e vídeo, o Skype também pode ser uma opção para mensagens instantâneas. Mensagens de texto, imagens, vídeos, áudio e em grupo podem ser feitas no aplicativo, disponível para Android, iPhone, Windows Phone, BlackBerry, desktops, consoles de vídeo games e TVs.
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Viber - Competidor direto do Skype por ter chamadas de voz grátis, o Viber está nos desktops e nas plataformas Android, BlackBerry, Windows Phone, iPhone, e até para a Bada da Samsung, o Symbian e Series 40 da Nokia. Algumas funções, como chamadas de voz, estão limitadas para iPhone, Android e Windows Phone. As mensagens suportam texto, fotos e vídeos.