Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialistas analisam as novidades apresentadas pela Apple

Lucas Longo, responsável pelo primeiro curso de desenvolvimento para iOS do Brasil e Eduardo Pellanda, coordenador do laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (Ubilab), da PUCRS, ficaram satisfeitos com o iOS 7

11 jun 2013 - 10h43
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Lucas Longo, CEO e fundador do iai? (Instituto de Artes Interativas), e responsável pelo primeiro curso de desenvolvimento para iOS do Brasil comentou as novidades apresentadas pela Apple na WWDC, conferência anual da empresa, na tarde da última segunda-feira.

O mestre em Telecomunicações Interativas pela Universidade de Nova York, disse que o iOS 7 é realmente novo, do ponto de vista do design e de funcionalidades, mas mesmo assim, segue familiar ao usuário, e que isso é o grande trunfo da Apple.

Lucas considera o sistema Android muito modificado pelos fabricantes dos aparelhos e pelas operadoras até chegar ao usuário final, e isso gera inconsistência em sua interface.

<p>Lucas Longo, CEO do iai?</p>
Lucas Longo, CEO do iai?
Foto: Divulgação

O CEO do iai? comentou ainda que a Apple conseguiu também trazer funcionalidades presentes em outros apps para dentro de seus próprios aplicativos, como o iTunes Radio, AirDrop, filtros para fotos, e outras importadas do Android como o Control Center.

Para ele, a Apple conseguiu trazer para o seu sistema funcionalidades que o Android já trazia, equiparando alguns dos diferenciais, como o configurações rápidas (quick settings) e o sistema de multitarefas (multitasking). Já o background paralaxe é algo de novo que a Apple traz de novidade sobre o Android.

Lucas só fez a ressalva de que a empresa precisa apresentar alguma evolução dos aparelhos até o final do ano para acompanhar o ritmo de seus concorrentes como Samsung, HTC, e agora um novo sistema operacional - o Firefox OS da Mozila.

O coordenador do laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (Ubilab), da PUCRS, o pós-doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Eduardo Pellanda, gostou da atualização dos Mac Pro. Para ele, esta era uma reivindicação antiga de todos que trabalhavam com video e foto. Pellanda ficou satisfeito com as mudanças nos Macs AIR.

"São realmente um marco no uso de baterias. Estão no mesmo nível dos iPads agora. Só que eles não tem tela retina, o que é uma pena. Mas deveremos ter opções no futuro", diz.

<p>Eduardo Pellanda é professor da PUCRS</p>
Eduardo Pellanda é professor da PUCRS
Foto: Luiza Menezes / Reprodução

Por último, o professor da PUCRS, afirma que, sem dúvida, o iOS 7 representa a maior revolução na plataforma.

"A questão aqui é quanto precisamos ainda dos elementos tradicionais do mundo analógico como sombras e reflexos. A Microsoft foi a primeira a propor isso no Windows Phone, mas a aplicação não foi 100% eficaz. A Apple está aplicando este conceito de maneira mais elegante. As mudanças têm tudo para agradar muita gente, inclusive os investidores", finaliza.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade