Hacker lança nova versão do seu sistema Chromium OS
O hacker Hexxeh, conhecido por lançar sua própria distribuição do Chrome OS batizada de Chromium OS Cherry, anunciou uma nova versão do sistema operacional. Batizado de Chromium OS Zero ele ficou mais rápido, menor e com melhor desempenho.
» Google anuncia projeto de código aberto para o Chrome OS
Baseado em uma versão mais recente do código-fonte do Chrome OS, o Chromium OS Zero traz "grande melhorias de desempenho" para a maioria dos usuários, reduz a demora na busca de redes sem fio em máquinas com hardware da Broadcom, tem suporte a extensões, nova arte e agora ocupa apenas 250 MB, contra os 300 MB da versão anterior.
O sistema pode rodar a partir de qualquer pendrive de pelo menos 1 GB, e pode ser baixado gratuitamente no site http://chromeos.hexxeh.net. Lá os usuários encontrarão instruções de instalação para máquinas com Windows, Linux ou Mac OS X, um FAQ e um Wiki com mais informações e uma lista de compatibilidade.
O Google Chrome OS deve chegar ao mercado apenas no final de 2010, na forma de netbooks projetados especificamente para rodar o sistema operacional. Não haverá uma versão "para download", pelo menos uma oficial, embora nada impeça que desenvolvedores compilem o código-fonte livremente disponível (como estão fazendo agora) para criar suas próprias versões do sistema. Mais informações sobre o Chrome OS podem ser encontradas no site oficial, em www.chromium.org.
O Chrome OS, sistema operacional da Google, é baseado no Linux e em tecnologias de cloud computing (os aplicativos e dados do usuário estão na web, não na máquina local).