Mozilla e Samsung criam parceria para motor de busca para Android e ARM
A Mozilla e Samsung anunciaram nesta quarta-feira uma parceria para desenvolver um novo motor de busca para Android e ARM, que faça melhor uso de processadores multicore. O Servo, como é chamado o projeto, usa linguagem Rust - desenvolvida também pela Mozilla. As informações são do TechCrunch.
Segundo o executivo-chefe de tecnologia da Mozilla, Brendan Eich, ao site especializado, o futuro da computação evolui em direção à computação paralela, mas os atuais navegadores não fazem uso da capacidade dos processadores multicore. Eich, criador do JavaScript, identifica apenas o WebGL e o HTML5 Web Workers como exceções.
Mas a paralelização não é suficiente, continua o CTO da Mozilla, por isso é necessário "paralelizar profundamente de uma ponta à outra". O Servo, portanto, é um projeto para o futuro, para processadores com 16, 32 ou mais núcleos.
Quanto ao Rust, que chega à versão 0.6 também nesta quarta, o destaque é para o foco em segurança e concorrência. Semelhante ao C++, segundo Eich, o Rust "é uma tentativa de criar uma linguagem moderna que possa substituir o C++ para muitos usos, ao mesmo tempo sendo menos propenso aos tipos de erros que levam a quebras e falhas de segurança".