Novo brinquedo ensina lógica de programação a crianças
Objetivo do Primo é criar sequências para um pequeno robô seguir
Um novo brinquedo consegue ensinar a lógica da programação para crianças. Batizado de Primo, que em italiano significa “primeiro”, a novidade visa o contato inicial de crianças de 3 a 7 anos com a programação.
O Primo é composto por três partes: um pequeno robô chamado Cubetto, uma interface de controle e blocos de instrução. O objetivo é fazer com que o robô se movimente, criando instruções para ele por meio dos blocos, que devem ser inseridos na interface para criar uma sequência de movimentos para o robô.
Existem quatro blocos de instruções para o Cubetto andar para frente, esquerda, direita e executar a “função”, um comando que sempre segue a última linha da sequência. Dessa forma, as crianças podem criar caminhos mais longos para o robô seguir. Segundo a Solid Labs, empresa criadora do Primo, a sequência faz com que a criança tenha o primeiro contato com o conceito de “queue”, ou fila, em programação.
O brinquedo foi inspirado no trabalho de Seymour Papert, matemático que desenvolveu a Logo, uma linguagem de programação voltada para crianças. “É a evolução natural do Logo, pela primeira vez fazendo a lógica de programação acessível para os mais novos, no contexto de programar uma máquina real”, disse o diretor da Solid Labs, Filippo Yacob.
O brinquedo é criado com materiais sustentáveis e no Brasil custa R$ 888.
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