Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Preço de PCs no Brasil cai 61% em 10 anos, diz pesquisa

Isenção de impostos, aumento da fabricação local e aquecimento do mercado de PCs são causas para queda no preço dos computadores no País

14 jun 2013 - 11h26
(atualizado às 11h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo a Intel, consumidores podem encontrar no mercado computadores com tela de toque rodando Windows 8 a partir de&nbsp;R$ 1,3 mil</p>
Segundo a Intel, consumidores podem encontrar no mercado computadores com tela de toque rodando Windows 8 a partir de R$ 1,3 mil
Foto: AP

O preço médio dos computadores caiu 61,32% no Brasil nos últimos 10 anos, enquanto a inflação registrada no período contabilizou um aumento de 81,04% no custo de vida dos brasileiros. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira pela Intel, levou em conta dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a taxa oficial de inflação no País.

A pesquisa aponta uma série de fatores para a queda nos preços dos computadores, como a isenção de impostos sobre os produtos de informática, o aumento da fabricação local de componentes, a queda do dólar, o aquecimento da economia e o aumento do consumo de PCs no mercado brasileiro, hoje um dos três maiores do mundo.

"Nunca o computador foi tão acessível para as camadas mais baixas da população. Dez anos atrás, ter um computador em casa era o sonho de muitas famílias na classe C. Hoje, este sonho nunca esteve tão próximo da realidade", afirmou em nota o presidente da Intel Brasil, Fernando Martins.

Segundo a Intel, enquanto em 2003 um computador com configuração básica, equipado com processador Intel Celeron de 1.3 GHz, 128 MB de memória e sistema operacional Windows XP, custava entre R$ 1.890 a R$ 2.300 no varejo, atualmente já é possível adquirir computadores com tela sensível ao toque e o novo sistema operacional Windows 8 por preços que começam a partir de R$ 1,3 mil. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade