Programa para desbloquear iPhones infecta usuários Windows
A empresa BitDefender - produtora de softwares de anti-virus, alerta os usuários que um aplicativo que supostamente serve para desbloquear iPhones é na verdade destinado a roubar conexões à internet em computadores Windows com sistema operacional vulnerável.
» Software para previsão de crimes pode não ser uma boa ideia
» Software contamina computadores com malware
» Siga o Terra Tecnologia no Twitter
De acordo com o site
TheRegister
, mensagens de spam redirecionam as vitimas em potencial para o domínio iphone-iphone.info, que disponibiliza links para o download do executável blackra1n.exe. O arquivo, identificado pela BitDefender como Trojan-BAT-AACL, é oferecido como um programa capaz de desbloquear o iPhone, porém, quando executado, a realidade é outra. O malware, que vem como uma instrução auto-executável, altera as configurações de DNS padrão em PCs infectados redirecionando as conexões de internet.
Em um comunicado feito no começo dessa semana, a empresa afirma que o Trojan muda as preferências do servidor DNS do usuário para 188.210.REMOVED, fazendo com que o criador do vírus seja capaz de interceptar as conexões e redirecionar o usuário infectado para sites falsificados.
Esse tipo de invasão é bastante comum e, no passado foi amplamente utilizada para falsificar sites de bancos, permitido que hackers recolhessem dados bancários dos usuários dos PCs infectados.
Ainda segundo o TheRegister, o objetivo real do redirecionamento das conexões para os sites falsificados ainda é obscuro. A BitDefender afirma que o vírus infecta apenas os computadores com plataforma Windows e que os iPhones conectados aos PCs permanecem normais.