Programas ajudam a saber o que há dentro do seu PC
- Rodrigo Martin de Macedo
Ter um raio-x das placas e peças de seu computador pode ser a solução na hora de resolver pequenos problemas de drivers ou ainda descobrir se aquele computador que você mandou montar na lojinha veio realmente com o que dizem que venderam.
Você já deve ter se visto em uma situação em que precisava descobrir mais informações a respeito de um componente de hardware de seu computador. O modelo da placa mãe, placa de vídeo ou até mesmo informações da memória RAM são fáceis de ser obtidas apenas abrindo o gabinete, mas deveria ter um jeito mais simples, não? E tem.
O Gerenciador de Dispositivos do Windows é um dos caminhos, mas usuários que já tenham recorrido a ele devem ter percebido que não é uma fonte para quem procura informações mais aprofundadas. A solução vem da mão de outros desenvolvedores que criaram aplicativos dedicados a destrinchar as informações de hardware de sua máquina.
Seja para verificar se você não acabou levando gato por lebre na hora de comprar uma máquina montada, para corrigir problemas de drivers ou atualizá-los ou apenas para saciar sua curiosidade geek a respeito de seu "companheiro de aventuras", ter um destes softwares instalados em sua máquina é a resposta certa.
São ferramentas gratuitas, minúsculas e que podem ser a salvação da pátria na hora do aperto. Veja os nove programas que sugerimos e escolha o que lhe parecer melhor.
Belarc Advisor
Quando é executado, o Belarc Advisor cria um detalhado perfil de seu computador, analisando não apenas as configurações de hardware como também a rede local à que a máquina analisada está conectada. Terminado o processo, o perfil é gravado em HTML e uma janela do navegador padrão é aberta para que sejam apresentados os dados coletados. Apesar da apresentação extremamente simples, em lista corrida, o programa consegue ser extremamente útil.
O Belarc Advisor indica, no começo de seu relatório, se o seu sistema está seguro com atualização de antivírus e dos pacotes de segurança lançados pela Microsoft. Depois, dá uma breve descrição do sistema operacional instalado e discorre, finalmente, a respeito do hardware instalado.
Algumas informações coletadas são dignas de nota: o Belarc é capaz de dar inúmeras informações a respeito do processador, embora não tenha detectado o número do modelo específico em nossa máquina de testes. Indicou, porém, que o processador possuía dois núcleos e estava pronto para sistemas de 64 bits.
As informações mais completas ficaram por conta da placa-mãe e do disco rígido. O relatório acusou a capacidade total do disco rígido, o modelo, o estado de saúde (através das informações S.M.A.R.T.) e o espaço livre em disco. Detectou também cada uma das partições de disco.
A quantidade de memória RAM foi informada, inclusive com o slot em que estava instalada. Contudo, o software foi incapaz de determinar o padrão de memória utilizada pelo sistema. As impressoras foram localizadas bem como o placa de vídeo e o monitor reconhecido pelo Windows. A placa de áudio não foi localizada, mas sendo "onboard" é possível descobrir seu modelo com uma simples busca no Google.
O programa localizou ainda outras informações como dispositivos de comunicação (modelo da placa de rede e números IP) e dados curiosos, como atualizações instaladas pelo Windows, o nome de cada usuário, última data de login e número de logins desde a data de criação da conta.
CheckMySpecs
O CheckMySpecs tem como sua maior vantagem o fato de ser minúsculo. Com menos de 1 MB, o programa se encarrega de coletar alguns dados de sua máquina e apresentá-los em uma interface dividida em abas. O maior problema está no número de informações coletadas. Basicamente é capaz de descobrir a quantidade de memória RAM (contudo não reconhece seu tipo), o modelo da placa de vídeo e do processador.
Um adicional interessante é seu foco no software, mostrando informações como método de boot, se o computador está ou não no horário de verão, se o firewall do Windows está ativo, quais softwares estão em execução e quais estão instalados no sistema.
Free PC Audit
Por dispensar instalação, o Free PC Audit é um ótimo candidato a software portátil, podendo ser carregado em um pendrive e executado em qualquer computador, solução interessante para técnicos ou para quem só quer dar uma ajuda para um amigo.
Seu painel lembra um pouco o do Gerenciador de Dispositivos do Windows, com as informações apresentadas em um listão, dividido por categorias. Foi certeiro na hora de descobrir marca e modelo do processador e da placa mãe, mas se embananou no modelo da memória genérica instalada na máquina de testes.
Detectou o modelo do disco rígido, do drive de DVD, da placa de vídeo (inclusive com a resolução), foi certeiro no modelo do monitor instalado e também da placa de rede. Adicionalmente informou as instalações de atualizações do Windows, as pastas compartilhadas em rede, as contas de usuário e, mais interessante, o número de série do Windows instalado.
Escorregou, porém, na hora de especificar a placa de som, mas como dissemos o problema não é grande, uma vez que o equipamento é "onboard" e é possível descobrir mais dados buscando informações no site do fabricante.
Fresh Diagnose
O Fresh Diagnose é um programa gratuito, mas antes de baixá-lo você precisará informar seu nome e seu email. Paralelo ao download, uma mensagem será recebida em sua caixa de entrada para que, a partir de um link, você obtenha um número de registro (também gratuito) que destravará funções de teste do aplicativo.
Por ser muito completo, o programa pode causar confusões, que aumentam com o fato dele ter sido traduzido para o português. A impressão que dá é que o programa passou por um tradutor automático e nada faz sentido. Neste caso, recomendamos voltar para a interface em inglês (Lima - Mudar a Língua - English).
As informações de hardware, por exemplo, ficam sob as guias Sistema de Ferragem e Dispositivos. Mas a quantidade de informações de cada dispositivo compensa a confusão e a necessidade de adaptação por parte do usuário. É certeiro em suas detecções, que se complementam por vastos detalhes de software e um recurso extremamente interessante: benchmark de componentes.
Benchmarks são testes avançados de dispositivos e a comparação com especificações de outras fabricantes. Desta forma você sabe como o seu hardware está se comportando e como está em comparação a outros dispositivos do mercado.
Infelizmente, parece que a base de comparações do Fresh Diagnose está desatualizada, então a comparação não é muito confiável, uma vez que computadores mais novos sempre se sobressairão se comparados com processadores Pentium 4 ou memórias mais antigas. Por fim, o Fresh Diagnose é capaz de gerar relatórios completos ou parciais em HTML.
HWiNFO32
O HWiNFO32 tem tudo para ser a solução definitiva na análise de componentes de hardware. Leve e com interface direta ao ponto, o programa se divide em dois painéis. O primeiro deles é uma janela que pode ser fechada e mostra um resumo de seu computador. Nele, são mostradas informações básicas como marca e modelo do processador e da placa de vídeo. Juntos, na mesma janela, estão informações como modelos da placa mãe, disco rígido e gravador de DVD, módulos de memória e data da BIOS.
Esta janela também apresenta informações atualizadas em tempo real sobre uso do processador, uma boa ferramenta para quem quer analisar possíveis sobrecargas. A tela principal do programa concentra informações mais específicas sobre cada componente. A parte do processador, por exemplo, cita desde o modelo até a temperatura máxima recomendada.
Mesmo com uma memória genérica, o programa foi capaz de identificar o nome do fabricante e o tipo. Um adicional sensacional é o fato de realizar benchmarks, que ao contrário do que constatamos no Fresh Diagnose, podem ser comparados com modelos atuais de processadores, memórias e discos rígidos.
PC Wizard
O PC Wizard é outro programa completo que disputa o topo da lista com o HWiNFO32. O que o diferencia é a quantidade de informações obtidas. Este aplicativo é mais lento e pesado, mas é capaz de catalogar os drivers usados pelo sistema e esmiuçá-los. Este recurso extra não tem utilidade prática para o usuário comum, mas pode ser uma boa para usuários mais experientes que estejam em busca de algum driver em conflito.
Além de apresentar um resumo do hardware encontrado, o aplicativo se aprofunda componente a componente, fornecendo informações detalhadíssimas de cada um deles. No rodapé da janela, o monitor de processamento fica sempre em atividade, informando se existe sobrecarga na CPU.
É capaz de analisar a voltagem, a temperatura e a velocidade das "ventoinhas" (fans) do computador, além de possuir uma aba dedicada a fornecer o IEW, o Índice de Experiência do Windows, recurso de pontuação introduzido com o Windows Vista e mantido no Windows 7.
Lista arquivos do sistema, recursos como portas em uso e conexões de rede. A parte de benchmark é espetacular, realizando testes dos mais variados, tanto de velocidade de processamento no Windows até testes mais específicos, como velocidade de compressão de MP3.
Speccy
Muitos usuários conhecem softwares como o CCleaner e o Recuva, da Piriform. O Speccy é o aplicativo desenvolvido pela empresa para a análise de componentes. O legal do Speccy é que além de sua interface bem trabalhada ele foca tanto na análise de hardware quanto no monitoramento. Então, ao analisar determinados dispositivos como processador e memória RAM é possível saber, em tempo real, qual a carga de trabalho que eles estão tendo.
Foi preciso na análise de modelos, exceto pela placa de som. Outra informação interessante é que o programa dá a data de instalação do sistema. O Windows é um sistema que, não importa o zelo que você tenha, costuma ficar pesado e instável com o tempo de uso. Com a informação exata da instalação é possível acompanhar, mesmo que manualmente, quanto tempo se passou e ter uma idéia média de quanto em quanto tempo você precisará de uma reinstalação limpa.
System Information for Windows (SIW)
A interface não é o forte do SIW, mas ele é um daqueles programas bastante completos. O carregamento deste software é mais rápido que os outros do gênero, uma vez que seu funcionamento é ligeiramente diferente. A estrutura de informações é feitas a partir de uma listagem, com seções distintas. Quando uma nova informação é requisitada o sistema pede um curto intervalo de tempo para carregar os detalhes necessários.
Fora a listagem de componentes de hardware, o programa é capaz de criar inventários de software e analisar em tempo real o uso de recursos da máquina, inclusive de tráfego na rede e portas abertas, uma boa forma de perceber falhas na segurança e melhorar o firewall.
Possui atalho para ferramentas para teste de velocidade, mudança de MAC Address e quebra de senhas de Windows 98. Permite gerar relatórios em texto puro ou HTML para consulta rápida.
System Spec
O System Spec é um utilitário que gera um extenso relatório da máquina. Só que ao contrário do Belarc Advisor, o relatório traz algumas ferramentas embutidas. Com um clique e você pode testar seu dispositivo de som. Outro clique e você verá há quanto tempo seu Windows está ligado. A partir de sua interface é possível ter acesso a outras ferramentas administrativas do Windows, de desfragmentação de disco à verificação de sistema de arquivos, passando por um teclado virtual.
O programa adiciona acesso rápido a uma série de outros recursos, incluindo Painel de Controle, Gerenciador de Tarefas e controle de volume. Para quem pretende criar um inventário, é possível exportar ou imprimir as informações obtidas por sistema de forma clara, uma vez que os detalhes são apresentados em forma de resumo.
