Site permite encomendar objetos feitos em impressoras 3D
Um novo serviço que chegou ao País permite que usuários domésticos possam ter em casa objetos feitos a partir de uma impressora 3D. Os clientes têm duas opções: ou enviam para o site um arquivo no formato .STL com o desenho a ser impresso ou escolhem produtos desenvolvidos por designers, que cadastram suas obras no serviço e podem ficar com parte do lucro da impressão.
Os objetos podem ser impressos em plástico ou metal. De acordo com o criador do portal Imprima 3D, Vinícius Dourado, esse é o primeiro serviço do tipo na América Latina. "O site facilitará todo esse processo, permitindo que designers se autopromovam com desenhos criativos, e que interajam com usuários comuns, que escolherão suas peças e, em apenas alguns dias, receberão em casa um produto diferenciado e exclusivo", afirma em nota.
O serviço permite imprimir objetos como bijuterias, artigos de arte ou decoração, miniaturas ou utilidades domésticas. Os preços variam. Um par de brincos, por exemplo, podem custar em torno de R$ 30, enquanto uma miniatura detalhada do personagem Mestre Yoda, de Guerra nas Estrelas, pode chegar a R$ 600.
A impressão em terceira dimensão é utilizada normalmente para criar protótipos de produtos. O processo também é utilizado em variados ramos de produção, como joalheria, calçados, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.