Hive, alternativa ao Twitter, desativa app para resolver questões de segurança
Prática de desabilitar serviço destoa de modus operandi comum das big techs, de seguir online apesar de problemas críticos
O Hive, que vinha sendo cotado como uma alternativa ao Twitter, desativou completamente os servidores por alguns dias para resolver questões críticas de segurança que foram identificadas por pesquisadores externos.
A informação foi dada pelo site TechCrunch na quinta-feira (01.dez.2022).
Hi everyone!🐝
The Hive team has become aware of security issues that affect the stability of our application and the safety of our users. Fixing these issues will require temporarily turning off our servers for a couple of days while we fix this for a better and safer experience pic.twitter.com/wOgW7ga9xN
— Hive (@TheHIVE_Social) December 1, 2022
Pesquisadores alemães de um coletivo chamado Zerforschung alertaram que vulnerabilidades no Hive permitiriam acesso a todos os dados, inclusive mensagens e publicações privadas, além da possibilidade de editar posts de terceiros.
- Segundo um post do coletivo, em 26.nov, os pesquisadores entregaram um relatório inicial com as vulnerabilidades de maneira reservada à Hive e relataram ter dificuldade de estabelecer contato com executivos. Alguns dias depois, a empresa respondeu dizendo que os problemas foram solucionados. Mas os pesquisadores constataram que as vulnerabilidades permaneciam e foi então que decidiram tornar as preocupações públicas.
NOVIDADE. A decisão da rede de desabilitar completamente seu serviço destoa do que se vê no mundo das big techs, onde a máxima parece ser consertar os problemas à medida que surgem mas sem impedir a operação da rede.