Homem gera confusão e revolta após recrutar sem-teto para comprar iPhone
Na última sexta-feira, milhares de entusiastas do iPhone foram a lojas da Apple para encarar filas e comprar a nova versão do aparelho. Mas Los Angeles, nos Estados Unidos, viveu este lançamento de um modo particularmente triste e confuso.
Tudo começou quando um homem identificado como um empresário passou de carro em um abrigo para sem-teto e, aos gritos de "quem quer fazer uns trocados?", recrutou algumas dezenas de pessoas. O trabalho: aguentar algumas horas na fila de uma loja da Apple com vouchers de compra do novo iPhone para, com dinheiro fornecido pelo homem, comprar os aparelhos - e lucrar alguns dólares.
Mas assim que as portas se abriram e os sem-teto buscavam comprar o equipamento, a confusão se instalou. A situação foi confusa: aparentemente alguns vendedores notaram o esquema montado pelo homem, de modo que muitos dos sem-teto não conseguiram cumprir a tarefa que lhes havia sido passada.
O resultado foi uma situação tensa, inclusive com uma briga, e a decepção da maioria dos sem-teto que, apesar do tempo gasto na loja, não receberam o dinheiro pelo trabalho. A polícia, por sua vez, acredita que o homem planejava revender os aparelhos - mas não investigará o caso por entender que nenhum crime foi cometido.
Ainda assim, a situação gerou revolta. Andy Bales, que trabalha em um abrigo para pessoas sem-teto, criticou o empresário. “É uma ganância ignorante... Como você pode olhar para si mesmo depois de tirar vantagem de pessoas que estão numa situação tão delicada? Isso é inacreditável”, desabafou.