Huawei vai transferir operações de carros para nova empresa com montadora chinesa
A Huawei vai transferir as principais tecnologias e recursos de sua unidade de carros inteligentes, que tem registrado vendas robustas, para uma nova empresa conjunta com a montadora chinesa Changan Auto, que terá fatia de 40% no negócio.
A nova empresa se envolverá em pesquisa e desenvolvimento, produção, vendas e serviços de sistemas automotivos inteligentes e soluções de componentes, disse a Huawei em um comunicado à imprensa.
"A nova empresa (...) trabalhará com parceiros para promover a inovação e a liderança na tecnologia de carros inteligentes", afirmou a companhia.
"As duas partes apoiarão conjuntamente a empresa para que ela se torne líder do setor de sistemas inteligentes automotivos e soluções de componentes com base na China", segundo o documento.
O presidente da unidade de soluções para carros inteligentes da Huawei, Yu Chengdong, disse em uma cerimônia de assinatura em Shenzhen que a fabricante de smartphones trabalharia com mais empresas automotivas para "aproveitar as oportunidades de eletrificação e transformação inteligente da indústria automotiva".
A Huawei tem afirmado que não fabrica carros por conta própria, mas apenas ajuda outras montadoras a produzirem veículos.
A Huawei também desenvolveu o sedã S7 com a montadora chinesa Chery sob uma nova marca, Luxeed, que pretende se posicionar como concorrente do Model S, da Tesla.