Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hubble captura imagem incrível com mais de 100 mil estrelas

Aparelho da Nasa e da Agência Espacial Europeia capturou uma imagem impressionante de um aglomerado de estrelas

21 mar 2023 - 14h20
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem do telescópio Hubble mostra apenas uma parte do aglomerado de estrelas Messier 55
Imagem do telescópio Hubble mostra apenas uma parte do aglomerado de estrelas Messier 55
Foto: Nasa, ESA, A. Sarajedini, M. Libralato, Gladys Kober

O Telescópio Espacial Hubble, da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês), caputrou a imagem de um impressionante conglomerado de estrelas na constelação de Sagitário. 

As imagens, divulgadas pelas agências espaciais, mostram uma quantidade enorme de pontos brilhantes em alta definição. Em um recorte mais amplo, é possível ver que o aglomerado tem o formato parecido com o de uma esfera. O fenômeno é explicado pela atração gravitacional exercida entre os astros.

O aglomerado como um todo parece esférico porque a intensa atração gravitacional das estrelas as aproxima
O aglomerado como um todo parece esférico porque a intensa atração gravitacional das estrelas as aproxima
Foto: Nasa, ESA, A. Sarajedini, M. Libralato, Digital Sky Survey, Gladys Kober

"São como bolas de discoteca no cosmos", diz a Nasa. "O aglomerado em questão ganhou o nome de Messier 55, mas foi apelidade de "Summer Rose Star".

As agências espaciais informaram que, dentro do Messier 55, existem cerca de 100 mil estrelas. Suas luzes viajaram pelo universo por cerca de 20 mil anos para atingir as lentes do observatório.

O Hubble pode observar estrelas individuais em aglomerados como esse com mais facilidade que a grande maioria de aparelhos similares. O equipamento permite aos astrônomos estudar que tipos de estrelas existem dentro dos aglomerados. Isso é considerado uma revolução nas pesquisas da área.

Cientistas agora estudam como aglomerados como esse evoluem com o tempo e desejam entender mais detalhes sobre o papel da gravidade em sua composição.

Para onde o telescópio espacial Hubble está olhando agora?

Além de um acervo gigantesco de imagens registradas ao longo de mais de 30 anos de missão, o Hubble também possibilita aos curiosos acompanhar em tempo real as suas observações. É só entrar no site Space Telescope Live, mantido pela equipe do STScI (Space Telescope Science Institute), o centro científico responsável pelas operações do Hubble e do James Webb.

Para os usuários do Twitter, o caminho fica ainda mais fácil: a conta da página na web (@spacetelelive) publica as atualizações em tempo real na rede social. No mometo da publicação desta notícia, o Hubble obserava o aglomerado de galáxias WFC3-PEAK3N7-2.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade