Hubble comemora aniversário com registro espetacular de uma nebulosa; veja
Para celebrar os 34 anos, astrônomos utilizaram o gigante telescópio para fotografar a Nebulosa do Pequeno Haltere
O Telescópio Espacial Hubble comemorou, nesta quarta-feira (24), 34 anos desde o seu lançamento. Para celebrar a data, astrônomos utilizaram o gigante telescópio para fotografar a Nebulosa do Pequeno Haltere, também conhecido como Messier 76, M76 ou NGC 650/651.
A imagem impressiona pelos detalhes e o brilho, e mostra um anel, visto de lado como a estrutura da barra central, e dois lóbulos em cada abertura do anel.
Considerada fotogênica pelos astrofotógrafos amadores, esta nebulosa foi registrada pela primeira vez em 1891, quando contatou-se que se tratava de uma nebulosa em vez de uma galáxia ou de um enxame estelar.
34 anos do Hubble
O Telescópio Hubble foi um instrumento revolucionário para a compreensão acerca do universo, tendo sido responsável pelo fornecimento de imagens inéditas e dados extremamente importantes para o desenvolvimento dos estudos nas áreas da astronomia e astrofísica.
No decorrer dessas mais de três décadas, o telescópio permitiu a observação de estruturas do universo até então desconhecidas, e se mantém operacional ainda nos dias atuais, registrando diversos fenômenos espaciais fundamentais para a constituição de um modelo cosmológico, hoje considerado padrão.
Segundo o astrofísico do Observatório Nacional, Dr. Eduardo Telles, o telescópio orbita a aproximadamente 600 quilômetros da Terra, e desde o seu lançamento em 24 de abril de 1990 passou por quatro manutenções que viabilizaram diversas atualizações de sua tecnologia, permitindo, assim, a captura cada vez mais refinada de novas informações sobre o universo.
Além das motivações circunstanciais do período em que o telescópio estava sendo idealizado, a razão científica para a criação e lançamento do Hubble consistiu, de acordo com o Dr. Eduardo, na identificação das Cefeidas, estrelas pulsantes que possibilitam a medição das distâncias no universo.
O lançamento do Telescópio Espacial Hubble em 1990 foi o resultado de um longo histórico marcado por avanços científicos, cooperação internacional e a busca pela compreensão dos segredos do universo.