PUBLICIDADE

Humanos não foram os primeiros a fazer arte; veja o que diz a ciência

Estudos apontam que, há pelo menos 250 mil anos, os neandertais misturavam minerais fluidos para fazer tintas vermelhas e pretas

17 jan 2023 - 18h03
(atualizado em 18/1/2023 às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Homo sapiens não foi o primeiro a começar a fazer arte
Homo sapiens não foi o primeiro a começar a fazer arte
Foto: LeonardoRamos, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0>, via Wikimedia Commons

Tidos como intelectualmente inferiores, os neandertais não só faziam arte, como também tinham abstrações e, por vezes, produziam obras mais subjetivas do que as primeiras pinturas de animais e flechas feitas por humanos nas parede das cavernas.

É o que afirma Paulo Pettitt, professor de arqueologia na Universidade de Durham, em artigo publicado no portal The Conversation.

Em seu mais novo livro, "Homo Sapiens Rediscovered" Pettitt analisa como o Homo neanderthalensis, espécie extinta há cerca de 30 mil anos, evoluiu culturalmente e, longe de tentar acompanhar o Homo sapiens, e teve uma trajetória comportamental própria. 

"Os neandertais adornavam seus corpos talvez porque a competição pela liderança do grupo se tornou mais sofisticada. Cores e ornamentos transmitiam mensagens sobre força e poder, ajudando os indivíduos a convencer seus contemporâneos de sua força e adequação para liderar", diz.

Acredita-se que os neandertais começaram a surgir há cerca de 400 mil anos, quase 100 mil anos antes dos primeiros Homo sapiens. Eles viviam em pequenos grupos de nômades que, durante viagens constantes, levavam brasas para acender fogueiras nas cavernas e margens de rios em que se instalavam. 

Pettit considera que, apesar de uma vida com menos complexidade que seus parentes Homo sapiens, o Homo neanderthalensis era dotado de muita indentidade e singularidade. 

"Devemos considerá-los como grupos familiares, unidos por constantes negociações e competição entre as pessoas. Embora organizado em pequenos grupos, era realmente um mundo de indivíduos", escreve o cientista.

Estudos apontam que, há ao menos 250 mil anos, os neandertais misturavam minerais fluidos para fazer tintas vermelhas e pretas para decorar o corpo e suas roupas. 

Em uma caverna, na Extremadura, no oeste da Espanha, eles desenharam o contorno suas mãos, e em uma estrutura rochosa na Cantábria, no norte do país, um neandertal fez um retângulo pressionando as pontas dos dedos cobertas de pigmento repetidamente na parede.

"Os neandertais usaram a cultura visual de maneira diferente de seus sucessores. Suas cores e ornamentos reforçavam mensagens uns sobre os outros por meio de seus próprios corpos, em vez de representações de coisas", diz o autor.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade