IA troca primeiras mensagens em app de namoro pra ver se o match é bom mesmo
Usuários interagem primeiro com um chatbot que “dá a você uma ideia” de sua correspondência; objetivo é combater o "ghosting"
Um novo aplicativo de namoro usa inteligência artificial para criar chatbots (robôs) que imitam os interesses e personalidades dos usuários – o recurso é destinado a reduzir o “ghosting”, expressão usada quando você está conversando com uma pessoa online e de repente ela desaparece e não entra mais em contato.
Em vez de iniciar uma conversa diretamente com um pretendente em potencial, os usuários interagem primeiro com um chatbot que “dá a você uma ideia” de sua correspondência antes de realmente falar com os pretendentes, de acordo com a Teaser AI, aplicativo que está programado para chegar à App Store da Apple ainda este mês.
A ideia é cortar o bate-papo para que os usuários possam imediatamente “decidir se querem se encontrar”, de acordo com a descrição da loja de aplicativos.
O programa foi iniciado porque “os aplicativos de namoro hoje têm conversa fiada sem fim”, mas “não queremos um amigo por correspondência”, disse a empresa.
“Quando você acessa o Teaser AI, nossa inteligência artificial começa a aprender sobre você – por meio de seu perfil e bate-papos, fica cada vez mais inteligente”, diz a descrição do aplicativo, lembrando aos usuários que a IA “não é perfeita”.
Adicionar inteligência artificial ao ramo de namoro é apenas o mais recente de um frenesi para implementar a tecnologia em muitas frentes da vida cotidiana. Na própria descrição do aplicativo, a empresa afirma que a ferramenta combaterá a prática de romper o contato com um parceiro sem motivo ou explicação.