Ilusão espacial: Hubble capta foto de galáxias espirais em “sobreposição”
Apesar de aparentarem estar colidindo, as galáxias não interagem. Ambas estão a mais de um bilhão de anos-luz da Terra
O telescópio espacial Hubble, operado pela Nasa e pela ESA (Agência Espacial Europeia), capturou uma imagem de duas galáxias em espiral que aparentam estar sobrepostas. Chamadas de SDSS J115331 e LEDA 2073461, as galáxias estão a mais de um bilhão de anos-luz da Terra.
De acordo com a ESA, a sobreposição das galáxias é apenas aparente, uma ilusão de ótica. Na realidade, elas não interagem entre si. “A aparência delas dá a impressão de uma colisão dramática. Mas não se engane! Essas galáxias não estão interagindo — seu alinhamento é apenas por acaso”, disse a agência em um tuíte.
1/ This Hubble Picture of the Week shows two overlapping spiral galaxies 🌀: SDSS J115331 and LEDA 2073461. Their appearance gives the impression of a dramatic collision. But don’t be fooled! These two galaxies are not actually interacting – their alignment is just by chance. pic.twitter.com/zQyYOIkSU5
— HUBBLE (@HUBBLE_space) September 5, 2022
A imagem é resultado das observações do projeto Galaxy Zoo, da ESA. Criada em 2007, a iniciativa conta com a colaboração coletiva de voluntários para classificar imagens captadas por telescópios robóticos (capazes de fazer observações astronômicas automaticamente, sem intervenção humana).
Ao longo dos anos, os voluntários já ajudaram a descobrir uma gama diversa de objetos astronômicos, como as incomuns galáxias com três braços espirais e galáxias anulares (em formato de anel) em colisão. Os objetos escolhidos para estudo do Hubble são selecionados por voto público.