PUBLICIDADE

iMac de 1999 com tela touchscreen e "3D Touch" é revelado em vídeo 

iMac G3 ganhou unidades com touchscreen, bem antes da popularização dos smartphones e outros eletrônicos com a tecnologia

15 ago 2023 - 12h21
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo que a popularização dos aparelhos com tela touchscreen tenha acontecido nos últimos 20 anos, a tecnologia já existe há mais tempo. Um novo vídeo do canal Michael MJD no YouTube mostra um protótipo do iMac G3, de 1999, que dispensa periféricos como mouse e teclado em um produto que existiu bem à frente de seu tempo.

Foto: John G. Mabanglo - AFP/Getty Images / Canaltech

A construção deste iMac em específico não foi feita pela Apple, e sim por uma empresa chamada Elo. Isso foi possível por meio de um programa chamado Apple Value Added Reseller, em que marcas poderiam usar o hardware da Maçã e incrementá-lo de forma mais livre.

A ideia seria voltada para a utilização do produto em ambientes públicos, mais ou menos como os totens digitais interativos que são comuns atualmente. O uso dos periféricos não era considerado higiênico, já que eles poderiam acumular sujeira muito rapidamente, e por isso o touchscreen foi considerado como uma opção válida.

Além disso, comentários do mesmo vídeo relatam que unidades de iMacs com telas touchscreen também podem ter aparecido em escolas e outros ambientes educacionais.

iMac tinha reconhecimento de pressão de toque

Os detalhes dessa tecnologia são mostrados no vídeo, com uma solução que não exige a instalação de camadas touchscreen na parte frontal do display. Na prática, isso significa que a qualidade de imagem e precisão de tons são inalterados em relação ao produto tradicional.

Contudo, diversas características revelam que a sofisticação da tecnologia ainda estava atrás do que é visto atualmente. O maior sinal disso é a força necessária para que a tela reconheça toques, muito superior aos toques simples dos smartphones, tablets ou mesmo computadores atuais.

O reconhecimento de toques é detectado por meio de um eixo Z, e há até mesmo um medidor de força utilizada. A solução foi definida como um "3D touch vintage", em referência à tecnologia presente em iPhones para acessar menus diferentes dependendo da intensidade da pressão no display dos aparelhos.

O iMac G3 customizado nunca teve ampla comercialização, e por isso ficou somente como uma curiosidade envolvendo um dos produtos mais icônicos da Apple. Não há planos para a chegada de um novo iMac com tela touch, mesmo que isso seja um pedido frequente entre fãs da marca.

O vídeo completo com o iMac pode ser conferido abaixo:

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade