Império de Casa Verde desfilará em SP com laser do Alok, QR Code e LEDs
Agremiação trará abre-alas de mais de 80 metros coberto por painéis de luzes
Com o enredo 'Império dos Tambores – Um Brasil Afromusical', a escola de samba Império de Casa Verde desfilará no carnaval paulistano na madrugada deste sábado (18) trazendo LEDs, interações com o público por meio de QR Code e até o mesmo o "laser do Alok", usado pelo DJ em sua apresentação no último Rock in Rio.
O carro "Afrorealeza", abre-alas da escola de três módulos e 85 metros de comprimento, concentrará a maior parte dos painéis luminosos. Os LEDs compõem a paisagem de um templo de rituais na floresta, com folhagens e cachoeira digital. Ele faz parte do setor do desfile que representa a criação musical africana.
A estrutura pesa mais de 10 toneladas e carregará mais de 40 destaques. Para dar conta de tanto peso, os engenheiros resposáveis utilizaram pneus de avião. A escola não quis revelar o quanto foi gasto na construção.
No mesmo setor, a comissão de frente vai apostar em uma alternativa ao gelo seco para produzir um show de fumaça. Em vez de depender do material de difícil manuseio, uma máquina especial usará óleos para criar densa e pesada fumaça cenográfica que pode até "escorrer" das escadas da estrutura.
O carro "Sons da periferia" tem uma pista de dança e representa a herança cultural africana nas comunidades do Brasil. Será a estrutura mais interativa, com o visual final construído na própria avenida: por meio de um QR Code, foliões poderão enviar mensagens que serão exibidas em painéis de LED acoplados no carro.
Um computador deverá filtrar os recados de forma automática para que mal-intencionados não consigam enviar frases ofensivas, segundo a Império de Casa Verde.
Na parte de cima do carro, uma máquina disparará um laser ultrapotente deve escrever "Império" no céu do Sambódromo do Anhembi.
A luz será direcionada para cima, segundo a escola, o que deve evitar acusações sobre danos causados pelo laser em câmeras de celulares, como o que aconteceu após a apresentação de Alok no Rock in Rio.
"Estamos nos preparando para levar um dos maiores desfiles da história da Império de Casa Verde para a avenida em 2023. A comunidade está muito feliz com o enredo e a diretoria não mediu esforços para desenvolver algo a altura do Império", disse ao Byte Alexandre Furtado, presidente da agremiação.