Influencers podem mudar opinião dos eleitores e dos partidos, diz estudo
Pesquisadores usaram um modelo “Hotelling” para estudar como os influenciadores das redes sociais podem afetar os partidos políticos
Os influenciadores digitais que compartilham mensagens políticas distorcidas podem fazer com que os partidos moderem as suas políticas, visando conquistar eleitores independentes nas eleições gerais dos Estados Unidos, mostra um estudo.
Os pesquisadores usaram um modelo “Hotelling” para estudar como os influenciadores das redes sociais podem afetar os partidos políticos, os cidadãos e os meios de comunicação tradicionais.
Utilizado amplamente nos negócios e na ciência política, o modelo fornece uma estrutura para simplificar as interações sociais entre vários participantes e compreender melhor a sua tomada de decisões.
“As redes sociais tornaram-se enraizadas nos acontecimentos do dia-a-dia e especialmente nos últimos ciclos eleitorais. A discussão em torno das redes sociais centrou-se no seu papel na polarização das pessoas”, disse o co-autor do estudo Wael Jabr, professor assistente da Penn State (EUA).
A pesquisa foi divulgada na Management Information Systems Quarterly.
Estudo
A equipa de pesquisadores utilizou esta estrutura de base para modelar como os partidos políticos, os eleitores medianos e os meios de comunicação tradicionais interagem sem as redes sociais.
Neste cenário base, os partidos políticos e os meios de comunicação social dispõem de informações que não estão imediatamente disponíveis aos cidadãos, mas que os cidadãos necessitam para tomar decisões sobre em quem vota.
Em seguida, a equipe de pesquisa adicionou influenciadores, que também têm acesso a essas informações, à equação para estudar como as mídias sociais poderiam afetar cada grupo.
Os investigadores descobriram que quando os influenciadores das redes sociais partilham mensagens políticas distorcidas, como desinformação, para ganhar seguidores e aumentar os seus lucros, os partidos políticos têm de moderar as suas posições políticas para atrair eleitores medianos.
No entanto, as posições editoriais dos meios de comunicação tradicionais tornam-se mais extremadas e as opiniões dos cidadãos influenciados por influenciadores tornam-se mais polarizadas.
“Descobrimos que a introdução das redes sociais muda as posições políticas de um partido de duas maneiras: há um efeito ideológico e há um efeito eleitoral”, disse o autor do estudo.
Os influenciadores das redes sociais têm um efeito mais extremo no resto da sociedade, segundo os pesquisadores. À medida que mais pessoas recorrem às redes sociais para obter notícias, os influenciadores e os meios de comunicação tradicionais começam a competir pelos mesmos públicos.
Para se destacarem da multidão e atraírem mais seguidores, os influenciadores distorcem suas mensagens. Em resposta, as opiniões dos cidadãos influenciados pelos influenciadores tornam-se mais polarizadas.
Os meios de comunicação tradicionais continuam a reportar notícias objetivas, disse Jabr, mas as suas posições editoriais tornam-se também mais extremas.
As conclusões sugerem que os decisores políticos precisam considerar os efeitos das redes sociais, ao mesmo tempo que implementam mecanismos para evitar que os influenciadores distorçam a informação.
Os mecanismos potenciais podem incluir o trabalho com plataformas de mídia social e o uso de ferramentas de inteligência artificial para validar conteúdo e rotular postagens enganosas, disse Jabr.