Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Blue Origin lança foguete New Glenn; veja detalhes da missão

Sucesso do lançamento de Jeff Bezos é um marco na corrida espacial contra a Space X, de Elon Musk

16 jan 2025 - 04h26
(atualizado às 04h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, realizou na madrugada desta terça-feira, 16, o lançamento do foguete New Glenn, tido como o mais poderoso da companhia. Inicialmente agendado para sexta-feira, 10, o voo foi adiado para o domingo, 12, e depois para segunda-feira, 13, até ser confirmado nesta madrugada.

A decolagem partiu do Complexo de Lançamento 36, na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, por volta das 4h, no horário de Brasília.

A missão, que deve durar cerca de seis horas, inclui testes como a análise da telemetria do foguete no espaço e a avaliação da performance dos sistemas de rastreamento, comando e comunicação.

O lançamento marca o acirramento na corrida espacial entre a Blue Origin, de Bezos, e a SpaceX, de Elon Musk, que lidera o setor da exploração espacial comercial há anos.

A missão NG-1 leva o Blue Ring Pathfinder, uma carga útil responsável por testar tecnologias para o veículo de transferência orbital Blue Ring. A carga é um tipo de "rebocador espacial", que possui um conjunto de comunicação, sistemas de energia e computadores de voo instalados. Essas ferramentas permitem que os satélites sejam posicionados em diferentes órbitas.

Para comportar a carga e o lançador, o New Glenn tem 98 metros de altura - o que é equivalente a um prédio de 30 andares - e sete metros de diâmetro, o que permite duas vezes o volume dos sistemas de lançamento comercial padrão.

Segundo a empresa, o primeiro estágio do New Glenn foi projetado para um mínimo de 25 voos. A Blue Origin diz que a nave opera com combustível mais limpo que o padrão, o que resultará em redução de poluentes e de custos. Além disso, a espaçonave foi projetada para ser reutilizável desde essa primeira fase. O New Glenn lançará cargas úteis em órbitas de alta energia e pode transportar mais de 13 toneladas métricas para a órbita de transferência geoestacionária (GTO) e 45 toneladas métricas para a órbita terrestre baixa (LEO).

O foguete foi batizado em homenagem a John Glenn, o primeiro americano a orbitar a Terra. A Blue Origin vai tentar recuperar o primeiro estágio do foguete logo no primeiro voo. Assim como a SpaceX, uma plataforma marítima - nomeada de Jacklyn, uma homenagem à mãe de Bezos - estará no meio do Oceano Atlântico caso o foguete consiga passar a entrada na atmosfera e se alinhar para o pouso.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade