Conheça 10 aplicativos que ajudam na escolha do candidato
Dados dos candidatos, interação entre eleitor e político e “Tinder das eleições”: veja qual aplicativo combina mais com você na hora de votar
As eleições estão chegando e você ainda está indeciso em quem votar? A tecnologia pode ajudá-lo a escolher melhor os seus candidatos.
Aplicativos para smartphones e tablets prometem dar informações sobre todos os políticos que concorrem neste ano. Conheça alguns desses programas.
Candidaturas
Lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo facilita o acesso às propostas e planos de governos dos candidatos.
Conheça 5 aplicativos de envio de fotos que desaparecem
Conheça cinco aplicativos que vão ajudar na sua dieta
Nele você encontra dados dos mais de 24 mil políticos que concorrem a cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente. O app inclui nome completo do candidato, número, partido, coligação, vice ou suplentes, eleições anteriores, proposta de governo e link para o site do político. Todas as informações são atualizadas diariamente pelo TSE.
Candidaturas é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.
Além desse, o TSE pretende lançar mais dois aplicativos até outubro. Um deles usará o sistema de localização para que o eleitor chegue o mais rapidamente à seção eleitoral. O outro permitirá o acompanhamento da apuração dos resultados em tempo real.
Voto x Veto
Inspirado no app de paquera Tinder, que avalia pessoas sem se identificar, o Vote x Veto sugere um teste cego para as eleições. O aplicativo apresenta as propostas dos candidatos à Presidência sem revelar quem é o autor do texto. O usuário tem duas opções, “vota” ou “veta” em cada proposta e só então fica sabendo de qual candidato era aquela proposta.
A partir dos seus “votos”, o aplicativo cria um ranking que indica com quais candidatos você tem mais afinidade.
Voto x Veto é gratuito e está disponível para Android e iOS.
VoteCerto! - Eleições 2014
Esse é menos criativo, mas não menos útil, apesar de fazer basicamente o que a ampla maioria faz. Te dá informações básicas com bens declarados, doadores, de outras candidaturas... coisas que você encontra no site do Tribunal Superior Eleitoral. O diferencial Mas o mais interessante são as estatísticas que apresentam as faltas dos candidatos que já atuam na Câmara e Senado, além da evolução patrimonial e emendas atendidas. Existe ainda uma aba na qual são informados os processos aos quais respondem os candidatos, uma boa forma de conhecer melhor o passado de seu representante.
Disponível para Android
Fideliza Eleitor
O aplicativo tem o objetivo de criar uma rede social entre candidatos e eleitores, sugerindo uma interação entre eles. A interação do aplicativo permite que o candidato chame o eleitor pelo nome e tenha conhecimento das suas vontades e prioridades. O eleitor passa a ter um canal direto com o candidato, recebendo informações, projetos, propostas e ações propostas ou realizadas.
Fideliza Eleitor é gratuito e está disponível apenas para Android.
Eleições 2014 Intenção de Voto
Esse não ser para muita coisa. Não trás nem informações sobre os candidatos, apenas serve para fazer uma cola com os nomes dos candidatos, montando um ranking com os mais votados com base nas escolhas de outras pessoas que usam o mesmo aplicativo.
Disponível para: Android e iPhone
Acordei
Acordei traz o perfil completo dos candidatos a deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. No app você encontra bens declarados, nível de instrução, ocupação e valores gastos para a campanha, entre outras informações. A ferramenta utiliza dados divulgados pelo o TSE.
Acordei é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Protesto Eleições 2014
Esse começa com um punho em riste, em um visual meio revolucionário. Você pode dar uma curtida em cada um dos candidatos e você pode fazer um ranking dos mais populares. Na aba protestos, ele mostra o que as pessoas estão dizendo sobre os candidatos, mas as opiniões, como se era de esperar, não são muito mais qualificadas do que se vê pela internet. Tem ainda as informações básicas sobre perfil, bens declarados e certidões, apesar das propostas ainda estarem com as informações incompletas ou indisponíveis. Mas muitos destes documentos têm que ser baixados do TSE, algo que você faz com muito mais facilidade em um computador e não na tela do telefone. Tem também a funcionalidade da colinha.
Disponível para Android
Ficha Limpa
O aplicativo apresenta todos os políticos brasileiros com problemas na Justiça. Ele mostra o nome, cargo, partido e, ao lado, um ícone vermelho indicando qual deles tem processos. O usuário pode ter acesso a todas as informações processuais a qualquer momento. Quem possui ficha limpa também está presente no aplicativo. Dessa forma, o usuário poderá conhecer todos os candidatos que não têm problemas com a Justiça. Além disso, o aplicativo disponibiliza os e-mails dos políticos para que os eleitores possam enviar suas mensagens.
Ficha Limpa é gratuito e está disponível apenas para iOS.
Monitora, Brasil!
É um aplicativo de monitoramento do legislativo, mas que ganhou novas funcionalidades agora com as eleições. Completo mesmo são os dados feitos a partir do monitoramento do trabalho de quem já está no legislativo, com projetos apresentados, biografia, processos judiciais, tweets e etc. Voltando as eleições, é possível encontrar informações sobre o perfil (mais incompleto do que o visto em outros aplicativos) além dos processos aos quais respondem na Justiça. Um item que seria legal é o voto das propostas, que não funcionou. De um modo geral, o aplicativo é meio travado e não funciona muito bem.
Disponível para Android e iPhone
Meu voto Digital
Esse oferece a colinha, mas para fazer isso você tem que procurando nome de seu candidato. A partir de sua escolha o aplicativo faz uma pesquisa informal de intenção de voto, que mostra quem é o mais popular, e qual vence em cada um dos Estados. Mas é o único aplicativo que se preocupa em informar que não se trata de uma pesquisa eleitoral. Entretanto, é um pouco confuso, a pessoa fica um pouco embananada com as diferentes telas, e não da pra saber direito onde encontrar as informações. Mas caso consiga chegar à página de cada candidato, encontra suas propostas de governo em PDF, vídeos, tweets, atalho para o site, e uma breve descrição sobre cada um. Mas as informações estão incompletas, já que não consta o valor máximo que cada candidato pode gastar.
Disponível para Android