Curseria oferece aulas com celebridades como Bial e Bela Gil
Criada em novembro de 2017, plataforma foi avaliada em R$ 25 milhões e já chegou a marca de 15 mil alunos inscritos
A difusão das aulas em vídeo e o crescimento do mercado de influenciadores digitais foram o ponto de partida para que Danilo Ricchetti e mais três sócios criassem a Curseria, uma plataforma de cursos on demand com personalidades brasileiras. Criada em novembro de 2017, a empresa foi avaliada, em junho deste ano, em um valor de R$ 25 milhões por um fundo de investimento não divulgado.
Desde o lançamento, a Curseria já produziu 17 cursos em cooperação com 17 personalidades diferentes dentro de setores distintos, como por exemplo, gastronomia, produção audiovisual e saúde. Até o momento, segundo dados divulgados pela empresa, mais de 15 mil alunos já se inscreveram em cursos dentro da plataforma.
Para chegar na ideia da Curseria, Ricchetti não nega a inspiração em cima da plataforma americana Masterclass, que está no ar desde 2014. No site norte-americano, idealizado por David Rogier e Aaron Rasmussen, a ideia também é oferecer cursos com grandes personalidades, tais como o escritor Dan Brown - de “Inferno” e “Código Da Vinci” -, o cineasta ganhador do Oscar Martin Scorsese, ou a tenista multicampeã Serena Williams.
O modelo, como conta Ricchetti, foi “tropicalizado” para o público brasileiro. “Não vemos demérito algum em ter se inspirado no Masterclass”, afirma. “Procuramos trazer referências brasileiras, que construíram grandes carreiras, e são autoridades no que falam.” Hoje, a plataforma conta, por exemplo, com o jornalista Pedro Bial, o chef Henrique Fogaça e a atriz Giovanna Ewbank, como professores em aulas de suas respectivas áreas de atuação.
O grande trunfo desse modelo de plataforma, na opinião de Ricchetti, está em dar acessibilidade aos ídolos e autoridades de cada área. “Aprender com quem a gente admira não em preço”, afirma. “A gente quis montar a Curseria em volta dessas pessoas que até então eram intocáveis.” Segundo ele, nenhuma das celebridades que participaram do projeto já lecionaram em outros lugares.
Como funciona
Para se inscrever em algum curso, o usuário precisa se cadastrar dentro da plataforma, informar seus dados pessoais e pagar o curso escolhido. O preço das aulas variam entre R$ 600 e R$ 1.200, com a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.
Cada formação conta, segundo Ricchetti, com até 10 horas de duração - que podem ser divididas em aulas de 30 a 60 minutos - e apostilas próprias. O acesso é garantido por um ano, e o usuário tem a possibilidade de renovar pagando um valor adicional, que é menor do que o da matrícula inicial.
Todo o conteúdo é feito em uma parceria do professor e uma equipe pedagógica da Curseria. “O influenciador senta com o nosso time e estrutura todas as suas aulas”, diz Richetti. “A pessoa sempre passa as informações que acha relevante e nós vamos montando em parceria com ela.”