Loja em Nova York testa provador de roupas inteligente
Consumidores podem escolher peças de roupas de outras cores e tamanhos e até pagar pela compra com interface touch instalada em espelho
Ainda que as vendas de produtos pela internet não parem de crescer, as lojas físicas ainda terão vida longa. Em setores como os de roupas e calçados, muitos consumidores não abrem mão de experimentar as peças antes de abrir a carteira. Em vez de enxergar a tecnologia como inimiga, muitas redes de varejo nos Estados Unidos têm se aliado a ela buscando novas soluções para facilitar as compras.
Nessa tendência, a grife Ralph Lauren firmou parceria com a startup Oak Labs para testar um provador de roupas futurista em sua loja da Quinta Avenida, em Nova York.
Quando o consumidor entra no provador hi-tech, as luzes se acendem automaticamente. Em seguida, o modelo e o preço das roupas que ele pretende provar aparecem no espelho – elas são identificadas a partir de etiquetas com radiofreqüência. Se não gostar das roupas ou tiver escolhido o tamanho errado, basta dar um comando para que um atendente venha entregar as novas peças. Por fim, é possível pagar a compra no cartão de crédito dentro do próprio provador. Tudo é feito por meio de toques na interface que aparece no próprio espelho.
Healey Cypher, presidente da Oak Labs, afirma que essa experiência de compra tem como objetivo reter o consumidor e fazer com que conclua a transação. Segundo ele, muitas pessoas desistem de adquirir os produtos depois de provar alguma peça que não tenha o tamanho adequado, por exemplo. O simples fato de ter de descer alguns andares e procurar novamente pelos produtos é visto como um desestímulo.
Não é a primeira vez que redes varejistas de roupas experimentam agregar tecnologia aos provadores de roupas. Em 2001, a Prada instalou uma interface baseada em telas de toque em uma de suas lojas em Nova York. Mas a tecnologia não era tão avançada na época e a experiência se mostrou frustrante. Agora, num mundo onde os aparelhos inteligentes se tornam onipresentes, a Oak Labs aposta em uma interface mais funcional para tentar emplacar sua tecnologia.