Mais barato e parrudo: conheça o Oculus Quest 2 do Facebook
Dispositivo de realidade virtual da empresa chega ao mercado custando US$ 100 a menos que seu antecessor com especificações mais potentes
O Facebook mostrou que seu interesse no setor de realidade virtual (RV) não era apenas brincadeira em 2014, quando a corporação de Mark Zuckerberg concluiu a compra da Oculus - companhia conhecida por desenvolver dispositivos para utilização de aplicações e execução de jogos em RV - por US$ 2 bilhões.
O produto mais famoso da Oculus, até a data da aqusição da empresa pelo Facebook, era o Oculus Rift, aparelho com foco específico para jogos em realidade virtual. Com a compra e integração, a corporação de Zuckerberg criou uma divisão, o Facebook Reality Labs, para estudos e experimentos com a tecnologia de emulação e passou a desenvolver novos apetrechos para o setor.
A principal criação do Facebook dentro do setor de RV, após a aquisição da Oculus, foi o Oculus Quest, um dispositivo com premissa de ser "All-in-One", isto é, de ter um sistema e hardware independentes de conexão com demais plataformas. O lançamento do aparelho foi realizado em maio de 2019 a um preço de US$ 399.
Um pouco mais de um ano depois, na última quarta-feira (16), Zuckerberg apresentou para o mundo o Oculus Quest 2 em transmissão ao vivo do evento anual Facebook Connect. Com a mesma proposta, de ser um aparelho único que possui sua própria biblioteca de jogos e aplicações que independe de conexão com outros sistemas, o dispositivo chega ao mercado no dia 13 de outubro deste ano.
Quando comparado ao seu antecessor, o Quest 2 chega com novidades no preço e nas especificações técnicas. Mais barato, o dispositivo possuirá valor sugerido de US$ 299, US$ 100 a menos que a primeira versão. Além disso, o sistema será mais "parrudo" com um processador Snapdragon XR2, 6 GB de memória RAM e um display com resolução de 1832 por 1920 pixels e taxa de atualização de 90 Hz.