O que aconteceu para as marcas boicotarem o Facebook
Unilever, Coca-Cola, Starbucks e Hershey's são algumas das companhias que pararão de patrocinar publicidade em redes sociais
Grandes corporações, como é o caso de Unilever, Coca-Cola, Starbucks e Hershey's, anunciaram desde a última sexta-feira (26/06) que pararão de patrocinar a veiculação de anúncios em redes sociais. Essa motivação é uma forma de apoio e aproximação dessas marcas ao movimento #StopHateForProfit (#PareOLucroPeloÓdio, em português), que foi criado por organizações americanas de direitos civis.
A Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP, em inglês), a Liga Antidifamação e a Color of Change são algumas das instituições por trás da iniciativa, que cobra maior moderação para discursos de ódio e notícias falsas dentro das redes sociais.
A gota d’água para essas organizações foi a grande quantidade de informações mentirosas e preconceitos atribuídos aos manifestantes antirracistas nos Estados Unidos, que passaram impunes em grande parte das mídias sociais.
O Facebook, do empresário Mark Zuckerberg, é a empresa mais citada pelo movimento por conta da falta de posicionamento perante conteúdos que incitam violência e praticam discursos de ódio dentro de sua plataforma.