Quase 70% dos brasileiros utilizam smartphone, diz pesquisa
67,2% dizem ter uma relação boa ou muito boa com novidades tecnológicas, de acordo com estudo da CNT/MDA
A relação do brasileiro com tecnologia parece ir bem. De acordo com pesquisa divulgada nesta terça (26) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 67,2% dos brasileiros dizem ter uma relação boa ou muito boa com novidades tecnológicas.
Dos entrevistados, 51,4% disseram estar preparados para lidar com as tecnologias que chegam ao mercado de trabalho. Para 22,3% dos ouvidos, computadores hoje exercem funções antes executadas por pessoas.
Porém, quase um terço (31,8%) dos ouvidos acredita que a tecnologia pode colocar seus empregos em risco.
Dependendo do contexto, há mais resistência.
Cerca de 80% afirmam saber o que é um drone, mas, desse total, 60% não gostariam de receber uma mercadoria entregue por um dispositivo voador.
Dos ouvidos pela pesquisa, 74% disseram que não se sentiriam seguros em andar em um veículo autônomo, ou seja, sem motorista.
Quase 70% dizem acreditar que robôs podem ajudar nas atividades diárias, enquanto 23% diz que não terão utilidade — porém 42% não conhecem ou nunca ouviram falar de inteligência artificial.
A grande maioria (69,5%) utiliza smartphones. Fazer ligações telefônicas, no entanto, parece ser uma função secundária, já que 82% dos donos de smartphones utilizam o celular para acessar redes sociais e 55,5% para fazer ligações via WhatsApp. Menos da metade (48,9%) utiliza o smartphone para fazer ligações por linha comum.
Pouco mais da metade dos entrevistados (52%) acredita que as escolas brasileiras, o ensino técnico e as universidades estão preparando os jovens para a nova realidade tecnológica.