Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Saiba como conectar a TV para ver vídeos da web no sofá

Smart TVs, videogames e aparelhos externos permitem a ligação da televisão com a internet

11 ago 2014 - 11h07
(atualizado em 15/8/2014 às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Com smart TVs, consoles de videogames e outros aparelhos externos é possível conectar a TV à internet e assistir a filmes, séries e outros programas online</p><p> </p>
Com smart TVs, consoles de videogames e outros aparelhos externos é possível conectar a TV à internet e assistir a filmes, séries e outros programas online
Foto: Andaphoto / iStock

Se você ainda não conectou sua televisão à internet, está na hora de pensar no assunto. Com 6 bilhões de vídeos vistos por mês no YouTube e 50 milhões de usuários do serviço Netflix, o consumo de material audiovisual na internet continua em grande crescimento. Segundo a empresa de pesquisa Nielsen, o número de horas de vídeo vistas pelos espectadores americanos subiu 30% quando comparado o último trimestre de 2013 com igual período do ano anterior.

Mas tem vezes em que o melhor é deixar o computador ou tablet de lado e aproveitar a tela grande da televisão, não é? Para a presidente do Comitê de Vídeos do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), Riza Soares, a TV tem se tornado cada vez mais uma central de entretenimento. “A experiência de TV de tela grande se junta a tudo o que a internet pode te proporcionar”, comenta. “Isso se tornou um hábito no Brasil e tende a crescer cada vez mais”, acrescenta.

Conheça dez aplicativos que ajudam você a entrar em forma

Saiba os mitos e verdades sobre o desempenho do computador

Segundo ela, o novo comportamento tem provocado uma mudança no mercado. “Hoje temos uma venda muito mais focada em smart TVs do que em televisão convencional. Daqui pra frente, todas as televisões serão smart, no sentido de qualquer possibilidade de interação e integração com a internet”, explica.

Existem várias maneiras de conectar sua TV à internet. Veja qual se encaixa melhor à sua necessidade.

Smart TV

Se você está pensando em comprar uma TV nova, a melhor opção é já escolher um modelo que se conecte à web. Por meio de uma rede wi-fi ou via cabo, as smart TVs unem a função básica dos televisores com o acesso à internet, instalação de aplicativos e diversos outros itens que melhoram a experiência de uso.

Hoje, os modelos mais novos já vêm com rede wi-fi. É só ligar, conectar à sua rede sem fio e navegar pela internet. Além da facilidade no acesso, oferecem uma variedade de conteúdo muito grande, como jogos, aplicativos e notícias.

Os fabricantes das smart TVs também melhoraram a usabilidade dos aparelhos. Hoje é possível conectar tablets e smartphones, transformando-os em controles remotos. “À medida que o preço vem baixando, o consumo da smart TV tende a ser facilitado”, explica Riza Soares.

Consoles videogames

Outra função do videogame é transformar a TV digital em uma TV com internet. Aparelhos mais novos, como Xbox e Playstation 3 ou 4, permitem assistir a vídeos online no próprio televisor.

A desvantagem, segundo Riza, é o valor elevado. Mas, se você já tem um console em casa, pode aproveitar mais essa função.

Aparelhos externos

Para quem não tem uma televisão com acesso direto à internet, outras soluções são os aparelhos externos. Alguns já estão disponíveis no Brasil, como a Apple TV e o Chromecast, do Google.

O Chromecast é um dispositivo de streaming de mídia que se conecta à porta HDMI da televisão. Com um aplicativo para dispositivos móveis, você consegue visualizar na TV os filmes da Netflix, do YouTube e de uma série de outros serviços.

A Apple TV também se conecta com a TV utilizando de um cabo HDMI. Depois é só colocar o iPhone ou iPad com Bluetooth ativado ao lado da Apple TV para que ela saiba qual rede doméstica você está utilizando e receba os ajustes da conta automaticamente. A reprodução para a Apple TV é remota, via wi-fi.

Riza acha que esses aparelhos só trazem vantagens para quem já está acostumado com outros produtos da mesma linha. “Se a pessoa tem uma afinidade com a marca, aí é benefício. Agora, em torno de preço e possibilidade de conteúdo, essas marcas ainda estão num momento de consolidação”, explica.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Seu Terra