Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Sites oferecem serviços que medem velocidade da sua conexão

Saiba cinco dicas para conferir o desempenho da sua internet

Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sites e aplicativos verificam se você está recebendo os serviços contratados da sua banda larga</p>
Sites e aplicativos verificam se você está recebendo os serviços contratados da sua banda larga
Foto: iStock

A oferta de serviços de banda larga cresce a cada ano no Brasil. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), em junho de 2014 o país atingiu a marca de 23,22 milhões de assinantes de banda larga fixa, o que representa 35,53% dos domicílios. No serviço móvel, o número de acessos banda larga chegou a 128,49 milhões, dos quais 3,27 milhões eram terminais 4G.

Mas a banda larga brasileira nem sempre é tão “larga” assim. Segundo dados de abril de 2014 do Ibope Media, ainda predominam as velocidades de 512 Kbps a 2 Mbps (35%) e de 2 Mbps a 8 Mbps (33,2%). A tendência é que o uso de velocidades superiores aumente a cada ano. “A implementação de redes de fibra óptica dá suporte a este desenvolvimento”, explica o presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), Eduardo Neger. “O que gera maior qualidade e menores preços para o consumidor é a competição entre fornecedores de banda larga”, completa.

Conheça dez aplicativos que ajudam você a entrar em forma

Saiba os mitos e verdades sobre o desempenho do computador

Porém, nem sempre o serviço que o consumidor compra chega com a qualidade prometida em seu domicílio. Para verificar se você está recebendo a velocidade que comprou, diversos sites oferecem serviços gratuitos que fazem essa medição. Veja alguns exemplos.

Simet

O Simet (Sistema de Medição de Tráfego Internet) é um serviço que realiza testes de desempenho em redes com acesso à internet, por meio de servidores espalhados dentro dos Pontos de Troca de Tráfego Internet e no NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).

Totalmente independente, o Simet tem sua infraestrutura e operação a cargo do NIC.br, que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O sistema também está disponível para iOS e Android.

“A melhor ferramenta para medir a velocidade da banda larga é o Simet. Por meio dele, o consumidor pode conferir os principais parâmetros técnicos de sua conexão, verificando se está recebendo os serviços contratados de seu operador de telecomunicações ou provedor de Internet”, explica Eduardo Neger.

Speedtest.net

O site tem cobertura global e testa a velocidade de internet de mais de 2,5 mil servidores. O serviço também está disponível para iOS, Android e Windows  Phone.

Anatel

O software da Anatel mede a velocidade da banda larga móvel. Por meio de um aplicativo, o usuário consegue verificar a qualidade da conexão que está utilizando. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Monitor Banda Larga

O aplicativo Monitor Banda Larga é uma parceria entre a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e o NIC.br, que auxilia o usuário brasileiro de banda larga fixa a verificar a qualidade e a velocidade de sua rede.

O produto é compatível com o sistema operacional Windows e conta com três tipos de medição: padrão, que realiza testes diários a cada 6 horas e é automaticamente configurada com a instalação do aplicativo; instantânea, que verifica a qualidade da conexão imediatamente após o acesso ao aplicativo; e programada, que possibilita a seleção de intervalos de medição a cada 2, 4, 6 ou 8 horas.

Brasil Banda Larga

O Brasil Banda Larga é uma ferramenta da Entidade Aferidora da Qualidade de Banda Larga que permite ao usuário medir a qualidade de sua conexão banda larga, fixa ou móvel. Os resultados são visualizados imediatamente, bem como o histórico das medições anteriores.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
Seu Terra