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Startup BlaBlaCar vai vender passagens de ônibus no Brasil

Especializada em caronas, empresa francesa quer atender demanda de passageiros que não encontram assentos vazios em carros

28 ago 2019 - 05h11
(atualizado às 09h28)
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Conhecida por organizar caronas intermunicipais entre pessoas que não se conhecem, a startup francesa BlaBlaCar pretende começar a vender passagens de ônibus até o final do ano em seu aplicativo. Em troca, receberá uma comissão das empresas brasileiras de transporte de passageiros, com quem a francesa fará parcerias. É mais uma aposta da BlaBlaCar no Brasil, seu terceiro maior mercado no mundo hoje.

A empresa chegou ao País em 2015, conectando motoristas e passageiros que viajam para o mesmo destino, em longas distâncias - os dois dividem custos de gasolina e pedágio, cabendo à BlaBlaCar uma pequena comissão. Mais de cinco milhões de brasileiros já viajaram por esse modelo, mas que tem uma falha.

A startup francesa BlaBlaCar pretende começar a vender passagens de ônibus até o final do ano em seu aplicativo
A startup francesa BlaBlaCar pretende começar a vender passagens de ônibus até o final do ano em seu aplicativo
Foto: Divulgação

Hoje, em sua base de usuários, há muito mais passageiros procurando por um assento vazio do que motoristas oferecendo carona. "Com os ônibus, poderemos realizar nosso objetivo, que é acabar com os assentos vazios", diz Ricardo Leite, diretor da francesa no País, em entrevista ao Estado. Segundo o executivo, "o ônibus é eficiente para conectar grandes distâncias, enquanto a carona acaba sendo mais conveniente para trajetos menores."

A BlaBlaCar já recebeu US$ 448,5 milhões em investimento. Na Europa, seu serviço está ainda mais avançado: recentemente, a startup comprou uma empresa de ônibus francesa para oferecer seu transporte próprio, o BlaBlaBus, que este ano começou a transportar passageiros europeus por preços acessíveis. Por enquanto, não há planos de trazer esse serviço ao Brasil.

*É estagiária, sob supervisão do editor Bruno Capelas

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