Com investimento muitas vezes menor e maior rapidez na entrega, as casas modulares podem ser uma boa opção para quem está pensando em se mudar sem tanta burocracia.
O processo de construção desse tipo de casa é considerado rápido e fácil, podendo ficar pronta em até 90 dias. Entre as vantagens está o tamanho das casas modulares. Normalmente, elas são bem pequenas, com 20,30 ou 40 m², porém podem ir aumentando acompanhando as necessidades das famílias ou até mesmo mudar de localização, já que os módulos são fáceis de serem transportados.
Outra vantagem está no aspecto ecológico. Além de práticas, muitas vezes, as casas modulares são sustentáveis. Energia solar, água reutilizada, telhado verde e materiais reaproveitados são algumas das soluções ecológicas encontradas nas casas.
Conheça algumas casas modulares espalhadas pelo mundo que optaram por ajudar o planeta.
A casa modular de 36 m² foi construída na Colômbia. Coberta de madeira e chamada 'VIMOB', ela pode ser transportada e montada em áreas remotas. As peças de construção permitem uma montagem rápida no próprio local, usando o mínimo de ferramentas. Assim, são reduzidos o desperdício de matérias-primas, os custos de transporte e o impacto no meio ambiente.
Foto: Vimod/Reprodução
As casas modulares 'VIMOB' possuem quatro tamanhos: 28,5 m², 36 m², 80,5 m² ou 113,8 m². Todas foram planejadas com o mesmo conceito: um único ambiente pode ser dividido em sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro e quarto.
Foto: Vimod/Reprodução
A casinha de 38 m² começou a ser construída em 2012 pela estudante norte-americana, Sicily Kolbeck, de 12 anos. Toda a construção custou apenas dez mil dólares. A moradia conhecida como “Le Petite Maison” possui praticamente tudo o que uma casa comum necessita, como cozinha, banheiro, uma pequena área comum e quarto, localizado no topo da casa. Além de demonstrar que é possível construir uma residência com pouco dinheiro, a garota destaca a valorização do espaço em que está vivendo, evitando o desperdício.
Foto: Sicily Kolbeck/Reprodução
A estudante Sicily Kolbeck não entendia nada de arquitetura quando começou a construir a sua casa “Le Petite Maison”. Seu pai, Dane Kolbeck, conhecia bastante do assunto e ajudou a filha a dar os primeiros passos. No ano seguinte do início da construção, Dane faleceu, o que incentivou ainda mais a garota a terminar o projeto.
Foto: Sicily Kolbeck/Reprodução
Batizada de “Minimod”, a casa modular criada por um grupo de brasileiros e uruguaios é sustentável e pode ser transportada. A residência possui 26m² e é composta por quatro módulos: dormitório, estar, jantar e banho, podendo ter seus ambientes integrados ou divididos. A casa ainda possui opções de automação e telhado verde.
Foto: MAPA MAAM + STUDIOPARALELO/Reprodução
A casa “Minimod” é sustentável e prevê o planejamento exato de espaços. O a desenho modular permite diversas configurações e decorações.
Foto: MAPA MAAM + STUDIOPARALELO/Reprodução
A arquiteta Macy Miller construiu uma casa para caber dentro do seu orçamento e ao mesmo tempo ser sustentável. A residência foi construída em cima do chassi de uma carreta e pode ser transportada para qualquer lugar. Para construir, ela usou materiais sustentáveis como madeira reciclada. Mesmo podendo ser transportada, a casa continua conectada à rede elétrica do local. A ideia é que no futuro ela possa gerar sua própria eletricidade.
Foto: Macy Miller /Reprodução
A residência projetada por Macy Miller levou cerca de um ano e meio para ficar pronta. Com pouco mais de 18 m², a casa modular conta com todas as comodidades, como cozinha completa com geladeira, banheiro, quarto, televisão e até uma pequena varanda.
Foto: Macy Miller /Reprodução
Localizada no norte de Boston, nos EUA, a casinha de 48 m² é chamada de "Lorraine". Movida a energia solar, a pequena casa proporciona aos hóspedes a experiência de viver em uma pequena e confortável solução.
Foto: Inhabitat/Reprodução
Por 99 dólares por noite, dois hóspedes podem dormir na pequena residência "Lorraine". A casa conta com cozinha, sala de jantar, sala de estar, uma cama queen-size e banheiro. As instalações incluem um fogão a gás de duas bocas e sistema de água com um banheiro de compostagem.