Instagram agora tem chamadas de vídeo em grupo; veja como usar
A rede social também anunciou mudanças na aba Explorar e lançou filtros de realidade aumentada em sua área de mensagens efêmeras Stories
As chamadas em vídeo dentro da rede social Instagram estão oficialmente funcionando a partir desta terça-feira, 26, no Android e no iOS. O recurso foi anunciado durante conferência de desenvolvedores F8, em maio deste ano e está disponível na última atualização do aplicativo para os dois sistemas operacionais. Com as chamadas, os usuários poderão conversar em vídeo com um grupo de amigos, por meio da aba de mensagens privadas.
A ligação em vídeo do Instagram permite que o usuário minimize a janela da conversa e continue navegando na rede social. Para ligar, basta clicar no botão de vídeo dentro da aba de mensagens privadas — isso significa que você só pode ligar para as pessoas com quem você tem uma conversa. Pessoas bloqueadas ou silenciadas não podem te ligar. Será possível conversar com até quatro pessoas ao mesmo tempo.
Novidades. A aba Explorar também mudou. Antes, ela mostrava os vídeos que podiam interessar o usuário, e tinha no topo da página Stories populares. Agora, o topo da página mostrará seções, chamadas de canais, segmentadas em temas, como artes, beleza, viagem e moda. Um dos canais é chamado "para você", que tem uma seleção de conteúdos que interessam cada usuário. Cada categoria exibirá hashtags relacionadas ao assuntos.
Além disso, a rede social anunciou novos filtros para o Stories, que serão em realidade aumentada e serão feitos em parceria com terceiros. Os primeiros parceiros são Ariana Grande, BuzzFeed, Liz Koshy, Baby Ariel e a liga de basquete dos EUA, a NBA.
Expansão. O Instagram, que começou sendo uma rede social de fotos baseada em um feed, hoje oferece vários outros recursos. Hoje, os usuários do Instagram podem usufruir dos Stories — fotos que somem depois de 24 horas — de mensagens privadas, de transmissões ao vivo, do IGTV — plataforma que terá vídeos de longa duração e promete ser um rival do Youtube — e, agora, das chamadas de vídeo em grupo.
Na semana passada, a rede social anunciou que passou a marca de 1 bilhão de usuários, quando divulgou a criação da plataforma IGTV. Segundo uma estimativa feita pela consultoria Bloomberg Intelligence, publicada nesta segunda-feira, 25, o Instagram é avaliado em US$ 100 bilhões; além disso, a empresa pode chegar a 2 bilhões de usuários em 5 anos.
