Instagram está destruindo mentalmente uma geração de teens
Um em cada adolescente americano se sente pior sobre si mesmo ao navegar no Instagram. E isso é mais sintomático do que parece.
Esta é uma pergunta válida a partir de pesquisa que o próprio Facebook, proprietário do Instagram, realizou com adolescentes norte-americanos: um em cada cinco adolescentes afirmaram que se sentem pior sobre si mesmos em consequência de navegação na rede de imagens.
Confrontado sobre a situação por Dana Bash, apresentadora da rede CNN, o Vice-Presidente de Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg, passou um certo pano sobre a situação. Disse que a empresa não consegue “mudar a natureza humana”.
Mas afirmou que atitudes serão tomadas e que três estão sendo colocadas em prática desde já. São elas: novos controles de supervisão por adultos das redes adolescentes, filtros de restrição quando percebido que contas têm um comportamento que pode ser nocivo recorrentemente e uma política de recomendação para “Dar um tempo” (“Take a break”) do Instagram quando muito utilizado.
Mesmo assim, o executivo justificou a existência e importância da rede social com o argumento de que a maioria das pessoas tem experiência positiva no Instagram.