Instagram Stories até 60 segundos não serão mais divididos
Mudança, que estava em teste e agora foi liberada para todo mundo, faz parte do plano da empresa de focar no formato de vídeos
Já começou a gravar um vídeo nos Stories do Instagram e, na hora de postar, ele foi dividido em duas, três, ou até quatro partes de 15 segundos? Segundo a rede social, isso agora vai acabar: os vídeos com até 60 segundos não serão mais divididos em clipes menores, o que dará chance para compartilharmos histórias maiores.
Conforme declarou ao portal TechCrunch, a empresa já começou a testar o serviço no final do ano passado, mas só agora está lançando a novidade para o público do mundo todo. "Estamos sempre trabalhando em formas de melhorar a experiência do Stories", disse um porta-voz da Meta ao site.
Por um lado, os produtores de conteúdo não terão suas histórias interrompidas. Por outro, os que assistem também não precisarão ficar apertando o dedo para passar por vários cortes de um vídeo longo que talvez não interesse.
No entanto, a atualização pode não agradar aos que preferem receber as histórias em pequenos capítulos, formato que pode ajudar a associar o conteúdo por partes. Além disso, ela confunde o que diferencia os Stories dos Reels, porque agora o usuário terá a opção de postar um vídeo de 60 segundos nas duas categorias.
Mudanças no Instagram não são à toa
Todas essas modificações fazem parte do plano do CEO do Instagram, Adam Mosseri, de trazer e valorizar cada vez mais o formato de vídeo na plataforma. Quanto mais os vídeos ganharam espaço no Instagram, os limites de tempo também foram ampliados.
Em junho, a empresa adicionou a possibilidade de Reels mais longos, de até 90 segundos, acima do limite anterior, de 60 segundos.
Em carta sobre as prioridades do Instagram a partir de 2022, Mosseri tinha dito que os vídeos seriam consolidados por meio do Reels. Em abril, vídeos com menos de 15 minutos passaram a ser automaticamente compartilhados como Reels.
Recentemente, uma polêmica sobre o Instagram estar “imitando” o TikTok mobilizou pessoas, incluindo perfis famosos como o de Kim Kardashian, que pediam que a rede “voltasse a ser o Instagram”. Isso aconteceu por conta de uma atualização da plataforma que deixava tudo em tela cheia, tanto fotos quanto vídeos, o que não foi bem recebido pelo público. Ainda assim, o foco nos vídeos, pelo que afirma o CEO da empresa, não será abandonado.