Instagram terá "botão antiassédio" na França; veja como funciona
Não há informações sobre a disponibilidade da ferramenta para outras partes do mundo
A Meta e a Associação e-Enfance anunciaram uma parceria para o lançamento de uma ferramenta antiassédio inédita França.
Disponível no Instagram e no Messenger, a nova funcionalidade visa auxiliar jovens vítimas de assédio cibernético ou bullying, proporcionando-lhes a oportunidade de conversar com profissionais pelo número 3018.
A implementação gradual desse "botão" antiassédio é simples: quando uma pessoa denuncia um caso de violência digital, uma janela é exibida automaticamente, oferecendo a possibilidade de entrar em contato telefônico com os profissionais do 3018.
“Estamos orgulhosos de lançar esta funcionalidade na França como uma estreia mundial de mãos dadas com o e-Enfance”, afirma Capucine Tuffier, responsável pela proteção infantil na Meta France em um comunicado.
Além do lançamento da nova ferramenta, a Meta também lançou uma campanha de conscientização sobre o assédio cibernético no Instagram e no Messenger.
A campanha inclui vídeos e materiais educacionais sobre como identificar e combater esse tipo de violência.
O assédio cibernético é um problema sério que pode ter um impacto devastador na vida das vítimas. No Brasil, uma pesquisa da ONG Plan International, realizada em 2020, mostrou que oito em cada dez brasileiras já sofreram assédio online.
Ainda não há informações se a ferramenta será disponibilizada de forma gradual para outras partes do mundo. Mas o lançamento de um botão antiassédio pela Meta marca um passo no combate à violência pela internet.