Instagram vai usar IA para verificar idade de adolescentes no Brasil
Rede social vai exigir verificação da maioridade de usuários que cadastrarem idade superior a 18 anos ou mais
Em mais uma medida para proteger menores de idade, o Instagram está expandindo os testes de verificação de idade dos usuários da plataforma no Brasil e na Índia. Dessa vez, o app vai usar inteligência artificial para checar informações.
Para menores de idade que alterarem a idade para 18 anos ou mais no Instagram, o aplicativo da Meta (empresa também dona do Facebook e WhatsApp) vai exigir duas etapas adicionais para justificar a mudança etária: carregamento de um documento comprobatório de idade e a gravação de um vídeo tirado da câmera frontal do celular.
Nesse último caso, o Instagram vai utilizar a inteligência artificial da Yoti, empresa que estima a idade do jovem a partir de feições faciais. A Meta garante que a ferramenta não reconhece identidade (apenas a faixa etária) e que todo conteúdo é excluído após a análise.
Segundo a Yoti, a IA trabalha com um banco de imagens de pessoas anônimas em todo o mundo, utilizado para treinar o algoritmo para reconhecer idades de menores de idade.
Aplicativo ganha força entre os mais jovens por incentivar fotos 'reais', sem filtros e sem grandes elaborações
Ferramenta vem sendo utilizada pela primeira vez por muitos usuários nativos do Instagram
Codec Avatar é a segunda geração dos testes da empresa e reproduz imagem 3D do rosto do usuário com alta precisão