Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intel cancela tecnologia Cryo Cooling de resfriamento extremo

Cryo Cooling era um ecossistema de hardware e software para processadores topo de linha que usava conceitos da termoelétrica; agora ele foi descontinuado

8 nov 2023 - 16h40
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel descontinuou a linha de produtos Cryo Cooling para processadores. A tecnologia foi deixada de lado em julho deste ano, sem nenhum tipo de anúncio, e a informação só foi divulgada graças ao informante @momomo_us, que compartilhou os detalhes no X (antigo Twitter).

Foto: Cooler Master / Canaltech

Lançado para as CPUs Comet Lake de 10ª geração, o Intel Cryo Cooling tinha uma premissa interessante. O recurso era um ecossistema de resfriamento que unia software e hardware através das teorias de Peltier e da termoelétrica. A ideia conseguia reduzir drasticamente a temperatura de processadores topo de linha, como os Core i9-10900K, para cenários de 20°C em cargas complexas.

Com o cancelamento, a linha Raptor Lake foi a última a ser compatível com o recurso. A revisão Raptor Lake Refresh, lançada recentemente, já não possui mais suporte para o ecossistema. Ainda sem explicações aprofundadas sobre os motivos de descontinuar a tecnologia, as principais suspeitas apontam para problemas de compatibilidade com o soquete — embora a 13ª e 14ª geração utilizem o mesmo LGA-1700.

Cryo Cooling nunca foi tão popular

De maneira oficial, o Cyro Cooling foi desenvolvido para trabalhar somente em sistemas Intel. No entanto, alguns overclockers e especialistas conseguiram modificar os coolers com esse recurso para funcionar em bancadas AMD, resfriando processadores premium como o Ryzen 9 5950X.

Apesar da ideia e dos resultados robustos, o Intel Cryo Cooling nunca se popularizou tanto. Parte disso se deu pela baixa iniciativa das fabricantes e dos preços altos cobrados pelos produtos. O projeto mais popular ficou com o Cooler Master ML360 Sub-Zero, mas outros produtos também tiveram algum mérito, como o QuantumX Delta TEC EVO E2, da EKWB.

QuantumX Delta TEC EVO E2 usa uma bomba com formato diferente para arrefecer os sistemas ao utilizar pastilhas de Peltier (Imagem: Reprodução/EKWB)
QuantumX Delta TEC EVO E2 usa uma bomba com formato diferente para arrefecer os sistemas ao utilizar pastilhas de Peltier (Imagem: Reprodução/EKWB)
Foto: Canaltech

Em entrevistas recentes, tanto AMD quanto Intel confirmaram que o fenômeno de processadores esquentando cada vez mais vai continuar acontecendo. Hoje, a adoção de water coolers de 360mm vem se tornando cada vez mais uma regra para aqueles que sonham em ter CPUs de alto desempenho, desbancando air coolers parrudos.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade