Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intel Core i9-14900K | Testes mostram baixa performance multi-core

Testes no Geekbench mostraram Intel Core i9-14900K com desempenho abaixo do esperado; expectativa é que a 14ª geração não mostre muito poder de fogo adicional

6 set 2023 - 19h38
(atualizado em 7/9/2023 às 10h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Há alguns dias o Intel Core i9-14900K teve seu desempenho vazado através de um benchmark no CPU-Z; agora, o futuro processador topo de linha da Intel sofreu outro vazamento relacionado à performance. Desta vez o modelo foi encontrado na base de dados do Geekbench e chegou a ficar atrás do seu antecessor.

Foto: Andrey Matveev/Unplash / Canaltech

Os testes foram conduzidos em uma placa-mãe com chipset Z790 da Biostar e 16 GB de memória RAM DDR5 com frequência de 4.800Mhz. Diferenças nas frequências são um fator que impedem um comparativo direto de maneira assertiva, podendo ser também a variável que influenciou o fato de o novo Core i9 ficar atrás do antecessor, o Core i9-13900K, em certos testes.

O vazamento também corrobora com as informações a respeito da permanência do soquete LGA 1700 (Imagem: Captura de Tela/Felipe Vidal/Canaltech)
O vazamento também corrobora com as informações a respeito da permanência do soquete LGA 1700 (Imagem: Captura de Tela/Felipe Vidal/Canaltech)
Foto: Canaltech

Aliás, falando dos resultados, o Core i9-14900K registrou 3.121 pontos em single-core e 19.032 pontos em multi-core. Em relação ao antecessor, o próximo lançamento do time azul tem uma leve vantagem de cerca de 5% em single-core, mas perde 4% de desempenho em multi-core.

Vale lembrar que o processador deve chegar com 24 núcleos híbridos e clock boost de até 6,0 Ghz.

Desempenho ruim pode envolver múltiplos fatores

O valor superior utilizando um único núcleo pode ser referente ao aumento no clock base dos processadores Raptor Lake Refresh. Todavia, o fato de a CPU mais recente presumidamente perder para um modelo já lançado pode envolver as questões de memória RAM citadas anteriormente. O fato de os testes terem sido realizados a 4.800Mhz e não em 6.400Mhz, que deve ser o novo suporte nativo para as CPUs, pode influenciar nas métricas do desempenho.

Também é preciso levar em consideração que o novo Core i9-14900K não foi lançado e o SKU testado pode ser uma unidade sem tanta otimização quanto um modelo que será, de fato, direcionado ao varejo no próximo mês. O mesmo vale para a placa-mãe da Biostar, que não deve estar com os melhores drivers em relação a outros modelos já bem estabelecidos para processadores antigos.

Mesmo assim, esta não é a primeira vez que benchmarks vazados mostram resultados ruins para a 14ª geração de processadores da Intel. Testes encontrados em um banco de dados há algumas semanas também sugeriam que o Core i9-14900K performava pior do que o antecessor em determinados cenários.

Mesmo que o desempenho não anime muito, algumas especulações ainda apontam que a Intel iria aumentar o preço dos novos processadores em até 15% (Imagem: Divulgação/Intel)
Mesmo que o desempenho não anime muito, algumas especulações ainda apontam que a Intel iria aumentar o preço dos novos processadores em até 15% (Imagem: Divulgação/Intel)
Foto: Canaltech

Os processadores Intel Raptor Lake Refresh de 14ª serão oficialmente revelados no evento Intel Innovation, que acontece em 19 e 20 de setembro na Califórnia. A previsão de lançamento dos componentes é outubro de 2023.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade