Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Intel Core Ultra 9 185H mostra avanços em teste single-core

O possível topo de linha da geração Meteor Lake ainda fica abaixo de outros produtos da Intel, mas começa a sinalizar melhoras em certos campos

31 out 2023 - 21h46
(atualizado em 1/11/2023 às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O Intel Core Ultra 9 185H deve ser um dos processadores topo de linha da Intel para a geração Meteor Lake, programada para lançar em dezembro. O processador já havia aparecido em uma lista há algumas semanas. Agora, um vazamento na base de dados do Geekbench expõe resultados otimistas em single-core.

Foto: Reprodução/Intel / Canaltech

O processador registrou 1.873 pontos em single-core e 13.796 em multi-core. Os números são altos quando comparados com outros modelos da mesma faixa, mas está claro que ainda é um trabalho em progresso do time azul. Contra o Core i9-13900HX, há uma diferença baixa de 8% em single-core e até 51% em multi-core.

Embora seja uma diferença brusca no teste com múltiplos núcleos, o Core Ultra 9 185H deve chegar com 16 núcleos híbridos e competir diretamente com o 13900HX de 24 núcleos. Esse padrão se repete contra o Ryzen 9 7945HX, em que o 185H fica 10% atrás em single-core e 50% atrás em multi-core.

Notebook utilizado nos testes do Core Ultra 9 185H tinha 64 GB de RAM DDR5 (Imagem: Captura de tela/Felipe Vidal/Canaltech)
Notebook utilizado nos testes do Core Ultra 9 185H tinha 64 GB de RAM DDR5 (Imagem: Captura de tela/Felipe Vidal/Canaltech)
Foto: Canaltech

Core Ultra 9 deve focar em eficiência

Falando sobre as especificações gerais, o Core Ultra 9 185H pode contar com um sistema de 6 núcleos de Performance, 8 núcleos de Eficiência e mais 2 núcleos de baixo consumo energético, além de 22 threads. Não há detalhes sobre a frequência base, mas o turbo boost deve chegar a até 5,1 Ghz, enquanto o cache L3 seria de 24 MB. O TDP (Thermal Designer Power) deve variar entre 28W e 45W.

As informações corroboram com uma suposta estratégia da Intel de focar em mais eficiência energética e menos consumo do que propriamente em desempenho bruto nesses SKUs. Vale lembrar que um dos destaques dessa geração é a adoção de uma estrutura desagregada via tiles, projetada para oferecer mais autonomia para a fabricação da companhia.

A falta de otimização e drivers pode ser um dos fatores que causou tanta discrepância nos resultados em multi-core (Imagem: Reprodução/Intel)
A falta de otimização e drivers pode ser um dos fatores que causou tanta discrepância nos resultados em multi-core (Imagem: Reprodução/Intel)
Foto: Canaltech

Além do modelo máximo dos próximos Meteor Lake, vazamentos recentes sugerem um desempenho instável para a linha Core Ultra 7. Faltando pouco mais de um mês para o lançamento da futura geração de CPUs da Intel, serão cada vez mais frequentes os vazamentos desses produtos antes que eles cheguem ao mercado no dia 14 de dezembro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade