PUBLICIDADE

Intel lança nova correção para falhas em CPUs de 13ª e 14ª geração

A Intel liberou um novo patch para corrigir a instabilidade de CPUs de 13ª e 14ª geração, eliminando um bug que contribui para o avanço do problema

19 jun 2024 - 21h30
(atualizado em 20/6/2024 às 01h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Os problemas de instabilidade de processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração parecem estar longe de acabar, mas a companhia azul lançou uma nova correção para minimizar a situação. Um novo patch de correções para acabar com um bug no Enhanced Thermal Velocity Boost (eTVB) está sendo liberado nesta quarta-feira (19) em conjunto com fabricantes de placas-mãe para tentar normalizar a situação.

Foto: Intel / Canaltech

A expectativa é que as empresas de placas-mãe liberem a atualização para os usuários ainda hoje. Em comunicado oficial, a Intel revela que o patch não é a correção definitiva para os problemas desses processadores, mas acaba com um bug no eTVB que contribui para o aumento das voltagens e gera o efeito de instabilidade visto nos últimos meses.

O bug afeta não somente os processadores topo de linha das famílias Core i9 e i7, mas também pode impactar modelos Core i5. Ademais, as variantes KS, KF e K, por terem um consumo energético maior, também são afetadas pelo problema.

Os primeiros relatos de instabilidade envolvendo esses processadores começaram no início de 2024 e até agora não foram resolvidos. Após muitas tentativas por fabricantes de placas-mãe, a principal recomendação da Intel é usar as CPUs no modo Default Settings, que pode derrubar o desempenho em até 17%.

A correção deve estar disponível apenas para placas-mãe do chipset Z790 (Imagem: Divulgação/AORUS)
A correção deve estar disponível apenas para placas-mãe do chipset Z790 (Imagem: Divulgação/AORUS)
Foto: Canaltech

Apesar dos esforços, o time azul ainda não sabe a causa real desse problema e continua trabalhando para corrigir a falha.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade