Intel tem receita do 4º tri acima do esperado, investidores aguardam novo CEO
A Intel divulgou nesta quinta-feira seus resultados do trimestre encerrado em dezembro, superando as expectativas dos analistas, que eram baixas, enquanto sua projeção para a receita no trimestre corrente ficou abaixo das estimativas.
A fabricante de chips tem enfrentado uma demanda fraca pelos seus chips de data center, ao mesmo tempo em que os investidores aguardam um novo presidente-executivo para a companhia.
As ações da Intel, sediada em Santa Clara, na Califórnia, subiam mais de 1,9% no pós-mercado dos Estados Unidos, em negociações voláteis. Em 2024, os papéis caíram cerca de 60%.
Enquanto a companhia passa por uma transição histórica e tenta se recuperar de um de seus períodos mais difíceis, também tem lutado para aproveitar o boom dos investimentos em chips avançados para IA - um mercado dominado pela Nvidia.
Em seu relatório trimestral, divulgado após o fechamento do mercado, a Intel disse que projeta uma receita de 11,7 bilhões a 12,7 bilhões de dólares no primeiro trimestre, ante estimativa média dos analistas de 12,87 bilhões, segundo dados compilados pela LSEG.
A previsão da empresa de demanda mais lenta foi atribuída à "sazonalidade normal" e a possíveis tarifas do governo do presidente norte-americano, Donald Trump, disse em entrevista David Zinsner, CEO interino e diretor financeiro da companhia.
Zinsner afirmou que o objetivo da empresa é garantir que as despesas operacionais fiquem em cerca de 17,5 bilhões de dólares em 2025.
Em base ajustada e por ação, a Intel previu que alcançaria o "break-even" no trimestre atual. Analistas esperam lucro ajustado de 0,9 dólar por ação.
A empresa está investindo fortemente para se tornar uma fabricante contratada de chips para outras empresas, o que tem gerado preocupação entre alguns investidores sobre a pressão sobre seu fluxo de caixa.
O ex-presidente-executivo Pat Gelsinger foi demitido no mês passado, deixando dois CEOs interinos à frente da empresa e uma estratégia de recuperação incerta.
A Intel informou que a receita do quarto trimestre caiu 7% em relação ao ano anterior, para 14,26 bilhões de dólares, acima das estimativas de 13,81 bilhões de dólares.
